Conselho de Cardeis trata de processos sinodais e supervisão financeira em reunião

*Reunião de 2019 do Papa Francisco com o Conselho de Cardeais (Vatican Media)
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Realizou-se na tarde de quinta-feira, 24 de junho, uma reunião on-line do Conselho de Cardeais, com a participação do Papa Francisco. É o que informa um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé. Conectado da Casa Santa Marta, no Vaticano, o Santo Padre acompanhou os trabalhos dos cardeais reunidos virtualmente de seus respectivos países de residência.

Conectados de diferentes partes do mundo

Participaram de seus respectivos países de residência os cardeais Óscar A. Rodríguez Maradiaga S.D.B., Reinhard Marx, Sean Patrick O’Malley, O.F.M. Cap., Oswald Gracias e Fridolin Ambongo Besungu, O.F.M. Cap., enquanto do Vaticano estiveram conectados o cardeal Giuseppe Bertello e o secretário do Conselho, dom Marco Mellino. Já o cardeal Pietro Parolin não pôde participar devido a compromissos pregressos.

Proximidade do Papa a Mianmar

Após uma intervenção de saudação feita pelo Papa Francisco, os cardeais ofereceram breves contribuições para apresentar a situação, também em relação à pandemia da Covid-19, nos vários continentes. Neste contexto, o cardeal Gracias agradeceu ao Santo Padre por suas palavras e sua proximidade com a dolorosa situação de Mianmar.

Percursos sinodais e satisfação pelo relatório de Moneyval

Ao retomar a palavra, o Papa reiterou a importância dos percursos sinodais em andamento a nível diocesano e nacional, frisando como estes devem se refletir no movimento mais amplo iniciado nas últimas semanas pela Secretaria do Sínodo dos Bispos.

Por fim, foi expressa satisfação com o recente relatório de Moneyval e com o progresso feito acerca das modalidades na supervisão econômica e financeira da Santa Sé. O próximo encontro está previsto para o mês de setembro.

*Fonte: Site do Vatican News

Veja Também