Conselho de Cardeais: implementar a Praedicate Evangelium

Uma reunião do Conselho dos Cardeais de 2019 / Foto: Vatican Media
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Foi, de certa forma, uma reunião divisória, depois de anos de encontros dedicados principalmente ao estudo da nova constituição apostólica. O 41° encontro da série, realizado no Vaticano de 25 a 27 de abril, foi a primeira reunião do Conselho de Cardeais desde a publicação da “Praedicate Evangelium”.

Guerra e pobreza no mundo

Com o Papa estavam presentes os Cardeais Bertello, Maradiaga, Marx, O’Malley, Gracias e Ambongo Besungu – o Secretário de Estado Parolin estava ausente devido a sua visita ao México – o tema que polarizou os trabalhos do primeiro dia foi a crise desencadeada pela guerra na Ucrânia, com a “consequente situação sócio-política, eclesial e ecumênica”, conforme uma nota do Conselho emitida pela Sala de Imprensa do Vaticano. Francisco, lê-se na nota, “informou sobre as diversas iniciativas empreendidas por ele, pelo Secretário de Estado e pela Secretaria de Estado para buscar a paz” e da posterior reflexão surgiu o apoio e o incentivo ao Papa pela sua “atividade incansável” posta em prática para a “solução do conflito atual”. Os cardeais analisaram então a situação em seus respectivos continentes de origem sobre questões relacionadas a “paz, saúde, pobreza, situações políticas frágeis e problemas pastorais das Igrejas locais”.

A Igreja e seu compromisso com a proteção da criação

Na terça-feira 26, o Conselho abordou a questão climática entre a COP27, agendada para novembro próximo no Egito, e as “expectativas” que emergiram da COP26 em Glasgow, um debate orientado pela pergunta “Podemos nós, como Igreja, juntamente com outras Confissões e Religiões, dar voz a estas preocupações?” A análise do Cardeal Ambongo Besungu sobre o quadro mundial deu peso, a nota sublinha, às “preocupações dos países pobres da Ásia, América Latina, África e Oceania”. À tarde, o tema de discussão voltou-se para o tema da mulher na Igreja, com base em um estudo iniciado na sessão de fevereiro. Uma religiosa franciscana indígena da Amazônia brasileira, Irmã Laura Vicuña, falou na ocasião ao Papa e aos cardeais “de uma perspectiva pastoral”, sobre a qual a discussão se desenvolveu em seguida.

“Implementar” a Praedicate Evangelium

No último dia de trabalho, o Cardeal Gracias introduziu a reflexão sobre o serviço diplomático da Santa Sé, sobre o papel e as atividades dos núncios apostólicos, que também foi concluída por um debate. O tema que concluiu a reunião no dia 27 foi a constituição apostólica Praedicate Evangelium na Cúria Romana, com a sugestão, a nota explica, de “um possível processo de ações que acompanhem a implementação da nova legislação e que também preveja a avaliação dos passos dados e os desafios a serem assumidos”. A próxima reunião do Conselho de Cardeais foi marcada para o próximo mês de junho.

Fonte: Site Vatican News

Veja Também