Conferência Vicentina Senhor dos Passos celebra 119 anos de atuação

0

A manhã do último domingo, dia 19 de maio, foi especial para a paróquia Bom Pastor. Ontem foram celebrados 119 anos da Conferência Vicentina Senhor dos Passos, ou seja, há mais de um século um grupo de Vicentinos se estabeleceu na paróquia. Uma missa de ação de graças foi celebrada marcar a data. Presidida pelo vigário geral, Monsenhor Luiz Carlos, a missa reuniu diversos membros da Sociedade São Vicente de Paulo e de toda comunidade Bom Pastor.

A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) é uma organização civil de leigos, dedicada ao trabalho cristão de Caridade. Seu objetivo é aliviar o sofrimento das pessoas vulneráveis e fortalecer a fé de seus membros. A Sociedade está presente em 150 países e em diversas comunidades da arquidiocese.

Ao longo do tempo, foi sendo formada uma grande rede de caridade, formada pelos voluntários, que se reúnem em Conferências. Elas são grupos que se reúnem em paróquias, escolas, residências e têm como objetivo organizar o serviço prestado por seus membros às famílias favorecidas. Existem cerca de 20 mil Conferências no Brasil, que reúnem aproximadamente 153 mil voluntários.

Segundo monsenhor Luiz Carlos a conferência começou na capela Senhor dos Passos, em 1900, depois veio para a paróquia. “Eu fui pároco aqui durante 11 anos, então pude presenciar o trabalho bonito que essa conferencia faz, não só essa conferencia, mas todas conferencias do Brasil. São um exemplo, são uma luz, a mostrar o caminho do amor, da caridade e da acolhida as pessoas mais pobres.”

Para o pároco, Padre Rafael Neves, é um momento de alegria. Ele justifica relacionando o trabalho dos Vicentinos e o evangelho, “pensando no evangelho de hoje, aí está a expressão máxima do amor, o cuidado com o outro, de maneira prática. Nós temos que louvar e agradecer a Deus, porque a caridade tem que perpassar séculos e estar muito presente o coração de toda a humanidade. Que a missa de hoje sirva para marcar o amor de Cristo, que se mostra em gestos concretos através das mãos e do coração dos irmãos e na vida da comunidade toda”.

Durante a homilia, o vigário geral da arquidiocese, reafirmou a importância do mandamento de Jesus expresso no evangelho de ontem, “Hoje Jesus fala três vezes sobre o amor, e três na bíblia significa importância, confirmação. O cristão é chamado a viver o amor no dia a dia. Amar a todos, sempre”. Além disso, parabenizou o trabalho dos Vicentinos e explicando um pouco da atuação do grupo. “Eles nos dão esse exemplo de profundo amor aos mais pobres, mais carente, indo as casas, visitando, entrando em contato com as pessoas, fazendo orações e também levando o alimento, ajudam com medicamentos, ou emergências nas casas”.

A celebração se encerrou com a coroação de Nossa Senhora, feita com a ajuda dos Arautos do Evangelho e das crianças, responsáveis por colaborar na organização da celebração deste domingo.

Fonte: Site da Sociedade São Vicente de Paulo

Conteúdo Relacionado
X