Concerto no Vaticano pelos 200 anos da canção “Noite Feliz”

0

As notas da conhecida canção “Noite Feliz” (Stille Nacht) ressoou entre as colunas de Bernini e a Praça São Pedro no final da tarde de terça-feira (18) durante o concerto dos tiroleses da Schützen Tiroler. A canção completa 200 anos.

A letra foi composta pelo Padre Joseph Mohr (1792-1848) – era um poema que ele havia escrito dois anos antes –, e a música, pelo professor e organista austríaco Franz Xaver Gruber (1797-1863). Foi ouvida pela primeira vez na Igreja de São Nicolau, em Oberndorf, na Áustria, na missa da noite do Natal de 1818. Traduzida para centenas de línguas, “Noite Feliz”, com é conhecida no Brasil, foi declarada em 2011 pela UNESCO um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

A versão em língua portuguesa é de 1912 e se deve ao frade franciscano Pedro Sinzig. Nascido na Alemanha, ele veio ao Brasil em 1898, aos 22 anos, e aqui foi ordenado padre e trabalhou por toda a vida.

A canção chega no coração de todos

Papa Francisco recordou várias vezes a importância da música. Em 10 de novembro deste ano, ao encontrar um grupo da associação “Alunos do Céu”, evidenciou que a música e o canto são linguagens para “testemunhar o Evangelho” e para “chegar ao coração de todos, inclusive dos que estão afastados da Igreja ou da fé”.

Traduzir a Palavra de Deus em cânticos

Dirigindo-se, dia 4 de março de 2017, aos participantes do Congresso Internacional de Música Sacra, o Papa indicou em particular uma prioridade: “É necessário fazer com que a música sacra e o canto litúrgico sejam plenamente ‘inculturados’ nas linguagens artísticas e musicais da atualidade, ou que saibam encarnar e traduzir a Palavra de Deus em cânticos, sons e harmonias que façam vibrar o coração dos nossos contemporâneos”.

A letra da canção “Noite Feliz”

Noite feliz, noite feliz
Ó senhor, Deus de amor
Pobrezinho nasceu em Belém
Eis na lapa, Jesus nosso bem
Dorme em paz, ó Jesus
Dorme em paz, ó Jesus.

Noite feliz, noite feliz
Eis que no ar vem cantar
Aos pastores os anjos dos céus
Anunciando a chegada de Deus
De Jesus, Salvador!
De Jesus, Salvador!

Noite feliz, noite feliz
Ó senhor, Deus de amor
Pobrezinho nasceu em Belém
Eis na lapa, Jesus nosso bem
Dorme em paz, ó Jesus
Dorme em paz, ó Jesus

*Fonte: Site do Vatican News

Conteúdo Relacionado
X