Comunidades de Juiz de Fora e Santana do Garambéu (MG) iniciam festa de Nossa Senhora da Cabeça

*Imagem de Nossa Senhora da Cabeça - Matriz do Bairro São Dimas

Começa nesta quarta-feira, 3 de agosto, a novena em honra à Nossa Senhora da Cabeça na paróquia do Bairro São Dimas, em Juiz de Fora. O tema que regerá a festa será “Com Nossa Senhora da Cabeça celebrando a sinodalidade pelas ruas e sobre os telhados”.

Os encontros novenários, que contarão com a presença de padres convidados, seguem até o dia 11, com Missas às 19h30 durante a semana e às 19h, aos sábados e domingos. Em 12 de agosto, quando a Igreja recorda esse título mariano, haverá celebrações às 5h, 7h, 9h, 13h, 15h, 18h e 19h30.

Toda a programação acontecerá na Matriz Nossa Senhora da Cabeça, que fica na Rua Anita Garibaldi, s/nº ‐ Bairro São Dimas (próximo à rodoviária).

Santana do Garambéu

Na Igreja Nossa Senhora da Cabeça que fica em Pedra Negra, área rural de Santana do Garambéu (MG), a novena também acontecerá entre 3 e 11 de agosto, com celebrações às 18h. No dia da padroeira, haverá Missa às 15h, seguida de procissão. No sábado (13), a Celebração Eucarística será às 18h, com coroação.

Devoção à Nossa Senhora da Cabeça

Esta devoção mariana, de origem espanhola, teve início na Andaluzia, mais precisamente na Serra Morena, onde se encontra o Pico da Cabeça. Lá vivia um soldado das Cruzadas, Juan Alonso de Rivas, que ficara mutilado perdendo um braço na guerra contra os muçulmanos. Por isso, se tornou um pastor de ovelhas.

No dia 12 de agosto de 1227, por volta da meia-noite, ouviu, em meio a fortes luzes que iluminavam o monte da Cabeça, o som aprazível de uma campainha. Vencido o temor, aproximou-se do monte e viu, no meio de uma fogueira, a Virgem Maria. A esplendorosa Senhora lhe pediu para ir à cidade de Andújar dizer a todos que era vontade de Deus que ali se construísse um templo. Juan prometeu cumprir o que era pedido, mas manifestou sua insegurança: não acreditariam nele. Adivinhando seus pensamentos, a Virgem restituiu-lhe o braço perdido. Tal prodígio serviria de prova contra aqueles que duvidassem da veracidade de suas palavras.

Sem conter sua alegria, Juan dirigiu-se ao povoado para contar o prodígio. A população delirante foi ao monte para ver a imagem. Nossa Senhora da Cabeça foi proclamada padroeira da vila. Com a ajuda de cidades vizinhas construíram um belo santuário no lugar da aparição.

Quando de seu surgimento na Espanha, a devoção a Nossa Senhora da Cabeça não era associada à parte do corpo humano a qual este título mariano nos remete. “Cabeça” era apenas o nome do monte onde Maria Santíssima foi vista. No Brasil, ela costuma ser invocada para males que atacam o cérebro. Os fiéis que padecem de cefaléia e as mães de filhos com problemas escolares a ela recorrem para a solução de seus males.

*Fonte: Pia Sociedade Filhas de São Paulo Paulinas