Comunidade Verbo Divino realiza festa de Santo Arnaldo Janssen

Foto: Congregação do Verbo Divino

A Comunidade Verbo Divino, que tem como padroeiro Santo Arnaldo Janssen, celebra a sua festa a partir desta quinta-feira (5).

Com o tema “Santo Arnaldo nos chama a missão de sermos construtores de comunidades abertas a um amor maior”, será realizado um Tríduo nesta quinta e sexta-feira às 19h30. Já no sábado, dia 7, a celebração acontece às 18h. E no domingo, dia 8, a Missa festiva em honra ao padroeiro, será também às 18h, com a participação de todas as comunidades da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do Bairro Barbosa Lage, à qual pertence a Igreja Verbo Divino.

A comunidade fica na Avenida Antônio Guimarães Peralva, 14.345 – Bairro Jóquei Clube 2, em Juiz de Fora.

Arnaldo Janssen um homem de fé e da imprensa

Pe. Arnaldo era devoto do Sagrado Coração de Jesus, nasceu em uma família bastante religiosa no dia 5 de novembro de 1837 em Goch, na Alemanha. Era o segundo de 10 filhos. Foi ordenado sacerdote em 15 de agosto de 1861 pela Diocese de Münster, trabalhou como professor em uma escola secundária em Bocholt.

Arnaldo Janssen foi um homem consciente das necessidades espirituais de outros povos, tinha como propósito a Missão Universal da Igreja. Pensava na missão para além da Igreja Europeia. Resignou do seu lugar de professor e, logo em seguida, criou a revista Mensageiro do Sagrado Coração.

A ideia de criar um veículo de comunicação fez o caminho de Pe. Arnaldo entre a Imprensa e a Missão. A revista levava as informações e notícias da missão e desta forma Pe. Arnaldo conseguia despertar os católicos da Alemanha a trabalhar mais pelas missões. Mais tarde em um período em que a Alemanha sofria ataques de leis contra os católicos Pe. Arnaldo Janssen se propôs ao desafio de formar missionários.

Com a ajuda de alguns bispos e voluntários, Pe. Arnaldo inaugurou no dia 8 de setembro de 1875 em Styel (Holanda) a Casa Missionária da Congregação do Verbo Divino.

Consciente da importância dos meios de comunicação social, decidiu instalar uma tipografia na casa missionária recém-inaugurada. A ideia era atrair vocações e meios econômicos. Com a ajuda de leigos conseguiu distribuir a Revista Missionária em língua alemã. O resultado foi o grande número de sacerdotes e irmãos dispostos a caminhar com ele na missão. No dia 2 de março de 1879, partiram os primeiros missionários para a China, Pe. João Baptista Anzer e José Freinadmetz. Começava a missão dos irmãos Verbitas pelo Mundo.

Santo Arnaldo morreu em 15 de janeiro de 1909, consumido pelo trabalho. A Igreja o canonizou em 2003 e o proclamou pioneiro do movimento missionário moderno nos países de língua alemã, holandesa e eslava. Seu culto litúrgico foi indicado para o dia de sua morte.

Hoje a Congregação dos Missionários do Verbo Divino tem mais de 6.000 missionários trabalhando nos cinco continentes.

Fonte:  Site da Congregação Verbo Divino e Rádio Catedral de Juiz de Fora