Comunidade do Verbo Divino realiza festa de Santo Arnaldo Janssen

0

A Comunidade Verbo Divino, pertencente à Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do Barbosa Lage, em Juiz de Fora, que tem como padroeiro Santo Arnaldo Janssen, celebra a sua festa com um tríduo. Iniciando nesta sexta-feira (7), a Santa Missa será às 19h30.

No sábado (8), a Eucaristia acontecerá às 19h, enquanto no domingo (9), dia em que a comunidade celebrará o padroeiro, a Missa será às 18h. Em ambos os dias haverá funcionamento de barraquinhas com comidas e bebidas.

A Igreja do Verbo Divino fica na Avenida Antônio Guimarães Peralva, 14.345 – Bairro Jóquei Clube II.

Arnaldo Janssen um homem de fé e da imprensa

Pe. Arnaldo, que era devoto do Sagrado Coração de Jesus, nasceu em uma família bastante religiosa no dia 5 de Novembro de 1837, em Goch, na Alemanha. Era o segundo de dez filhos. Foi ordenado sacerdote em 15 de Agosto de 1861 pela Diocese de Münster e trabalhou como professor em uma escola secundária em Bocholt.

Arnaldo Janssen foi um homem consciente das necessidades espirituais de outros povos: tinha como propósito a Missão Universal da Igreja. Pensava na missão para além da Igreja Europeia. Resignou do seu lugar de professor e, logo em seguida, criou a revista “Mensageiro do Sagrado Coração”.

A ideia de criar um veículo de comunicação fez o caminho de Pe. Arnaldo entre a Imprensa e a Missão. A revista levava as informações e notícias da missão e, desta forma, Pe. Arnaldo conseguia despertar os católicos da Alemanha a trabalhar mais pelas missões. Mais tarde, em um período em que o país sofria ataques de leis contra os católicos, o religioso se propôs ao desafio de formar missionários.

Com a ajuda de alguns bispos e voluntários, inaugurou, no dia 8 de Setembro de 1875, em Styel (Holanda), a Casa Missionária da Congregação do Verbo Divino. Consciente da importância dos meios de comunicação social, decidiu instalar uma tipografia na casa missionária recém-inaugurada. A ideia era atrair vocações e meios econômicos.

 Com a ajuda de leigos, conseguiu distribuir a Revista Missionária em língua alemã. O resultado foi o grande número de sacerdotes e irmãos dispostos a caminhar com ele na missão. No dia 2 de Março de 1879, partiram os primeiros missionários para a China, Pe. João Baptista Anzer e José Freinadmetz. Começava a missão dos irmãos Verbitas pelo Mundo.

Santo Arnaldo morreu em 15 de janeiro de 1909, consumido pelo trabalho. A Igreja o canonizou em 2003 e o proclamou pioneiro do movimento missionário moderno nos países de língua alemã, holandesa e eslava. Seu culto litúrgico foi indicado para o dia de sua morte.

Hoje, a Congregação dos Missionários do Verbo Divino tem mais de seis mil missionários trabalhando nos cinco continentes.

*Fonte: Site da Rádio Catedral
**Com informações de www.verbodivino.org.br

Conteúdo Relacionado
X