Comunidade de Pequeri (MG) acolhe seu novo pároco, Padre Ivanir Pedrosa

Na noite do último sábado, 4 de maio, o Padre Ivanir Pedrosa Pereira foi empossado pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo, em Pequeri (MG). A Celebração Eucarística, presidida pelo vigário geral da Arquidiocese de Juiz de Fora, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, contou com a presença de familiares, amigos e representantes das comunidades por onde o sacerdote já passou: Santa Rita de Ibitipoca (MG), onde trabalhou nos últimos cinco anos, Goianá (MG) e Rio Novo (MG).

A Santa Missa foi concelebrada pelo vigário forâneo da Forania São José, Padre Dione César de Oliveira Goulart; pelo chanceler do Arcebispado, Padre Eder Luiz Pereira; pelo antigo administrador da paróquia de Pequeri, Padre Juarez de Souza Menezes; além dos padres Luciano Atanázio, Rodney Henriques, José Sávio Ricardo, Geraldo Magela da Silva e Vinícius Campos – esses dois últimos oriundos da Diocese de São João del-Rei. O diácono Ruy Figueiredo Neves também esteve presente, servindo ao altar.

O rito de posse começou após a Liturgia da Palavra e a homilia do vigário geral, com a leitura da provisão pelo chanceler. Em seguida, Padre Ivanir fez a profissão de fé, o juramento de fidelidade e a renovação das promessas sacerdotais, recebendo, também, os símbolos do pastoreio que iniciava: as chaves da igreja e do Sacrário, os Santos Óleos, a estola roxa, o livro de tombo e a Sagrada Escritura.

Em entrevista, Monsenhor Luiz Carlos agradeceu o trabalho desenvolvido por Padre Juarez nos últimos três anos e meio e pediu as bênçãos de Deus sobre o novo pároco. “É com alegria que nós estamos aqui para esta celebração. Queremos agradecer ao Padre Juarez, que trabalhou aqui com amor e dedicação, e agora pedir as bênçãos de Deus para o Padre Ivanir. Que Deus o abençoe, o proteja; que ele possa ser aqui o Bom Pastor para este querido povo”.

O vigário geral ainda enumerou algumas tarefas do sacerdote que abraça uma nova missão. “O padre, quando assume uma paróquia, como pároco ou administrador paroquial, deve conhecer a comunidade, se reunir com as pessoas, com as pastorais, os movimentos, as associações, para que ele possa, conhecendo a realidade, trabalhar juntamente com o povo. É muito importante que esse conhecimento aconteça, e a caminhada vem com a graça do Espírito Santo”, finalizou.

Padre Ivanir definiu sua chegada a Pequeri como um desafio, mas também uma alegria. Durante sua fala à comunidade, ao final da Missa, falou sobre o padroeiro da paróquia e da cidade, São Pedro, em quem disse inspirar-se. “São Pedro é um exemplo, porque foi escolhido por Nosso Senhor Jesus Cristo para ser o primeiro Papa da Igreja, para ser aquele que é sinal de Deus aqui na Terra. É um apóstolo que nos inspira a confiança, porque ele deu testemunho de Jesus e foi discípulo, fazendo oferta de sua vida a Jesus e também às pessoas de sua época”.

O recém empossado pároco ainda deixou uma mensagem aos paroquianos. “A vocação é um dom que Deus preparou desde toda a eternidade. Todos nós recebemos de diversas maneiras uma chamada concreta para servir ao Senhor e ao longo da vida chegam-nos novos convites para segui-Lo e temos de ser generosos com Jesus em cada encontro. Temos de saber perguntar a Jesus na intimidade do nosso coração e da nossa oração: ‘Que devo fazer, Senhor? Em que desejas que eu melhore? Neste momento da minha vida que posso fazer por Ti e pelo meus irmãos?’. O Senhor, nos chamando a cada dia, imprime um sentido apostólico e missionário a nossa vida e nos dá a oportunidade de aproximar os outros d’Ele. Por isso, queridos irmãos e irmãs de Pequeri, chego aqui com entusiasmo, no desejo de respeitá-los, fazendo-me próximo e amável o mais possível com todos. Ajudem-me nessa missão!”.

A provisão de Padre Ivanir vale por seis anos. Além da Paróquia São Pedro Apóstolo, o sacerdote será responsável pela Paróquia Nossa Senhora do Livramento, localizada em Sarandira, distrito de Juiz de Fora.