Comunidade de Humaitá será elevada à Quase-Paróquia neste sábado (20)

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

A Comunidade Santa Maria Eterna está prestes a se tornar uma Quase-Paróquia. Desde dezembro, quando o Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, anunciou sua elevação, o povo de Humaitá prepara seu coração para este momento. A cerimônia está marcada para este sábado, dia 20 de abril, às 18h.

Programação completa

Em entrevista para a Rádio Catedral de Juiz de Fora, o padre que acompanha os trabalhos no local e será empossado Pároco da Quase-Paróquia, também neste sábado, Padre Geraldo Dondici Vieira, contou que há uma grande expectativa do povo católico de Humaitá, que tem uma tradição católica desde suas origens.  “Se manteve ali uma fé muito arraigada muito viva uma devoção a Mãe Eterna. Esta devoção tem conduzido o povo a uma vida de piedade, uma vida missionária muito intensa”, afirmou.

Para melhor celebrar, a comunidade irá realizar um tríduo preparatório, de 17 a 19 de abril, sempre às 19h, com padres convidados. Já no sábado, a festa tem início às 17h, com carreata saindo do granjeamento.  Na sequência, acontece a Cerimônia de Elevação, presidida por Dom Gil.

São esperadas cerca de 400 pessoas e para recebê-las uma estrutura com telões será montada do lado de fora da Igreja. Após a Santa Missa, haverá barraquinhas e leilão de prendas e assados, em prol da futura quase-paróquia.

Expectativa do povo
Em comemoração pela elevação, foi feito um brasão para identificar a quase-paróquia/ Foto: Instagram da futura paróquia

Desde o final do ano passado é possível notar, pelas redes sociais da Comunidade Santa Maria Eterna, a animação e expectativa de se tornar uma quase-paróquia.

Em vídeo divulgado recentemente, eles contaram que têm o sonho de ser sede paroquial há mais de 20 anos, quando se discutia onde seria a Matriz da Paróquia Nossa Senhora das Estradas. Atualmente, o movimento de mais e mais pessoas migrarem para as áreas rurais do entorno possibilitou que o desejo se tornasse realidade.

Padre Dondici também confirmou este cenário e explicou qual o objetivo que terão. “Humaitá é uma comunidade com muitos jovens, muitos deles na liderança, com muitas manifestações e festas com grande cunho espiritual, sobretudo a peregrinação ao Morro da Santa Cruz todo ano. A missão agora é evangelizar os muitos condomínios rurais que têm surgido”.

Veja Também