Comunicadores do Regional Leste 2 participam de dia formativo e de espiritualidade

0

No último sábado, 30 de março, o Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou o 2º Encontro de Coordenadores Diocesanos e Assessores da Pascom. Os participantes peregrinaram ao Santuário Basílica de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté (MG), meditando a Via-Sacra do Comunicador e, na chegada, o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora e bispo referencial da Comunicação, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu a Eucaristia.

A Santa Missa foi concelebrada pelos sacerdotes presentes no evento, entre eles, o vigário episcopal para Educação, Comunicação e Cultura de nossa Igreja Particular, Padre Antônio Camilo de Paiva. Também estavam os padres Andrey Nicioli, da Arquidiocese de Pouso Alegre (MG); Gilvan André Cardoso, de Diamantina (MG); Eliezer Lima de Fonseca, da Diocese de Janaúba; e Roberto Marcelino de Oliveira, secretário executivo do Regional.

Na parte da tarde, houve uma apresentação sobre o Guia de Implantação da Pastoral da Comunicação e foi eleita a nova Coordenação Regional da Pascom. Janaína Gonçalves, da Arquidiocese de Belo Horizonte, foi escolhida como a nova coordenadora e o Padre Andrey Nicioli, indicado assessor eclesiástico. Ao final, Dom Gil deu a bênção de envio a ambos e agradeceu ao coordenador nacional, Marcus Tullius, pelo trabalho realizado nos últimos quatro anos.

Segundo o ex-coordenador, participaram do encontro 35 pessoas de 16 (arqui)dioceses do Regional. “É um momento de partilha, de formação, de espiritualidade. Um momento de a gente realmente integrar e viver aquilo que é a Pascom”. Marcus Tullius também avalia o tempo em que esteve à frente da Pascom. “Foi marcado principalmente pela articulação entre as províncias e entre as dioceses. Estou deixando o Regional muito alegre e agradecido pelo trabalho realizado, e por todos terem colaborado. Se não tivesse o desejo de cada um não adiantaria o esforço para articular”, finalizou.

Padre Camilo ressaltou a participação, pela primeira vez, de representantes da Diocese de Leopoldina e avaliou os bons frutos desta presença para a Província Eclesiástica, também composta pela Diocese de São João del-Rei e a Arquidiocese de Juiz de Fora. “A comunicação tem a ver com a liturgia, tem a ver com a catequese, mas muitas vezes fica muito marginal no contexto da pastoral como um todo. Então eu penso que quando essa mentalidade de entendimento da comunicação está dentro do Regional, dentro da Província Eclesiástica e, mais particular ainda, dentro da diocese, a possibilidade de a Pascom se instalar de uma vez por todas, com toda qualidade que ela tem enquanto articuladora das demais pastorais, é um passo incrível, enorme e indescritível”.

O arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, que é o bispo referencial para a Comunicação no Regional Leste 2, avaliou de forma positiva o encontro entre os coordenadores e assessores da Pascom. O pastor agradeceu o trabalho feito nos últimos quatro anos. “Nós agradecemos muito o Marcus Tullius, porque ele foi um grande baluarte da comunicação nestes últimos anos, coordenando tudo com muita competência, disposição e boa vontade. Ele fez crescer em nosso meio a Pastoral da Comunicação”.

Entre os participantes, estavam agentes da Pascom e jornalistas contratados pelas (arqui)dioceses. Dom Gil comentou a importância do bom relacionamento entre eles. “Tem crescido muito o espírito de união entre os agentes da Pastoral da Comunicação e os nossos funcionários. Esta união é muito importante, porque a técnica, a competência profissional dos assessores contratados ajuda àqueles que são agentes de pastoral nas comunidades. E os agentes de pastoral ajudam também aos assessores contratados a conhecer a espiritualidade, a mística da Igreja neste campo da comunicação”.

Além do arcebispo metropolitano e Padre Camilo, representou a Arquidiocese de Juiz de Fora a assessora de comunicação, Danielle Quinelato. O próximo encontro entre os comunicadores do Regional está marcado para os dias 18 e 19 de outubro, durante o 2º Mutirão de Comunicação, na PUC Minas Belo Horizonte.

Conteúdo Relacionado
X