Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada se reúne com bispos referenciais dos regionais

A Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB realizou na manhã desta quarta-feira, 10 de março, uma reunião virtual com os bispos referenciais dos regionais. Na pauta, troca de experiências, o mês vocacional e a proposta do ano Vocacional 2023.

Na abertura, Dom João Francisco Salm, presidente da Comissão, informou que o motivo da ocasião era o de fazer uma partilha e informar a todos os presentes sobre o que a Comissão Nacional planeja, pensa e discute. “Isso nos aproxima e dá um pouco de consistência aos nossos trabalhos”, disse.

Momento de partilha entre os regionais

Num primeiro momento, cada bispo teve a oportunidade de se apresentar e falar um pouco sobre a realidade em seu âmbito. Partilhar sobre os desafios, a atual realidade vivida em seu regional, sobre suas dificuldades e realizações no âmbito da animação vocacional.

Proposta do Ano Vocacional 2023

A realização de um terceiro Ano Vocacional está na pauta, para votação, da próxima Assembleia Geral da CNBB, que acontecerá nos dias 12 a 16 de abril, de forma online. A iniciativa já havia sido aprovada em reunião do Conselho Permanente da CNBB.

Nesta reunião com os referenciais, os bispos tiveram a oportunidade de apreciar a proposta, oferecida pela Comissão. Na ocasião, Dom Salm recordou os anos vocacionais anteriores. O primeiro foi realizado em 1983 e ampliou o reconhecimento de que toda a comunidade cristã é responsável pela animação vocacional. O segundo, em 2003, promoveu um novo despertar vocacional.

Dom Salm ressaltou que, se aprovado em Assembleia, este terceiro será realizado em um contexto muito favorável. Em âmbito mundial citou o Sínodo dos Bispos de 2018, que tratou sobre os jovens, a fé e o discernimento vocacional; a Exortação Apostólica Christus Vivit, do Papa Francisco; o Sínodo em 2022. Já em âmbito nacional falou sobre o 4º Congresso Vocacional, com o tema “Vocação e Discernimento” e as atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).

Após a fala de Dom Salm, todos os bispos presentes estiveram de acordo com a realização do Ano Vocacional e se propuseram a divulgar a iniciativa em seus regionais.

Padre João Cândido Neto, assessor da Comissão, salientou que seria importante a motivação dos bispos sobre a importância do Ano e explicou que só assim, na AGCNBB, teria um maior número de bispos aprovando a iniciativa.

Dom Bernardino Marchió, bispo emérito de Caruaru (PE), reforçou que um ano vocacional seria muito importante. “Será uma resposta a uma Igreja que deve se renovar depois da pandemia”, comentou.

Mês Vocacional 2021

Dom José Albuquerque apresentou o cartaz do Mês Vocacional 2021 aos bispos. Falou sobre a importância do mês e disse que a iniciativa não é só da comissão, mas que queria que toda a Igreja no Brasil a assumisse.

“Cristo nos salva e nos envia” é o tema do Mês Vocacional proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para o ano de 2021. O tema surge da Exortação Apostólica Pós-Sinodal, Christus Vivit, dentro do projeto do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional do Brasil (ChV 118-123). O lema para o período é “Quem escuta a minha palavra possui a vida eterna” (cf. Jo 5,24).

A Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB também irá oferecer um subsídio com o título “Hora Vocacional 2021”. O material está sendo elaborado com o objetivo de oferecer algumas celebrações não apenas para o mês de agosto, mas para todo o ano.

Saiba mais sobre o mês (aqui).

Fonte: Site da CNBB