Comissão para o Ecumenismo reúne-se presencialmente pela primeira vez desde o início da pandemia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Após mais de um ano de trabalhos, a Comissão para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso do Regional Leste 2 reuniu-se presencialmente, dia 23 de outubro, no Centro Pastoral do Santuário São Judas Tadeu em Belo Horizonte (MG).

Segundo a coordenadora da Comissão, Magda Melo, foi um encontro muito proveitoso e cheio de frutos. “A atual equipe foi constituída no início de dezembro de 2020 e não tivemos a possibilidade de encontro presencial, por causa da pandemia”, informou. “Durante esse período, realizamos diversas lives, que desde o início incluíram foram atividades de formação”, completou.

As transmissões ao vivo contaram também com o apoio da equipe do Leste 2 e tiveram os seguintes temas: O Ecumenismo na caminhada da Igreja Católica, com o professor Carlos Frederico; Níveis do diálogo ecumênico, com o professor Edward Guimarães; O diálogo inter-religioso como caminho na Fratelli Tutti, com a professora Maria Cecília; Roda de Conversa – Diálogo como compromisso de amor, com Diac. Amauri Moura e Rev. Bernardino Ovelar; e em parceria com o Conic MG, Fundamentalismos: Dialogar para superar, com o padre Paulo Adolfo, CEFEP, professor Antonio Ferrarezi e a professora Magali Cunha.

Durante a reunião, os participantes inseriram-se em subcomissões, sendo: formação, parceria com a PUC, espiritualidade e comunicação. A equipe também aproveitou o momento para estender o convite para que mais pessoas com perfis ecumênicos façam parte das iniciativas. “Em prol da unidade dos cristãos, buscando motivar outras pessoas ao diálogo e a disposição em comprometer-se”, finalizou Magda.

Integram a Comissão: o Bispo da Diocese de Sete Lagoas (MG) e Referencial, Dom Francisco Cota de Oliveira; coordenadora, Magda Melo, Diocese de Uberlândia (MG); vice-coordenador Diácono Amauri Moura, Arquidiocese de Belo Horizonte (MG); secretários José Maurício, Arquidiocese de Belo Horizonte e Edna, Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano (MG); Lúcia Aredes, Diocese de Governador Valadares (MG); Pe. Núbio Zini, Diocese de Teófilo Otoni (MG); assessores professor Edward Guimarães, Tânia Jordão, Janett Alves, Arquidiocese de Belo Horizonte e Pe. Luciano Couto, Diocese de Divinópolis.

Fonte: Site do Regional Leste 2

Veja Também