Comissão para a Comunicação Social do Leste 2 se reúne com coordenadores da Pascom das Províncias do Regional

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

No dia 17 de fevereiro, sábado, reuniram-se no Convivium Emaús, em Belo Horizonte, o núcleo de Coordenação da Comissão para a Comunicação Social do Regional Leste 2 e os coordenadores da Pascom das Províncias Eclesiásticas do Regional. Os coordenadores provinciais foram indicados pelos seus respectivos arcebispos em meados de junho de 2023 e serão aqueles que ajudarão o núcleo de Coordenação a darem os encaminhamentos necessários para a rearticulação da Pastoral da Comunicação em todo o Regional. A Coordenadora da Pascom na Arquidiocese de Juiz de Fora, Jéssica de Souza, representou a Província Eclesiástica de Juiz de Fora.

Na ocasião, foi apresentado o Plano Estratégico de Comunicação, o PEC, que foi elaborado ao longo do segundo semestre de 2023 por Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, Bispo Referencial, Amanda Oliveira, Coordenadora, Padre George Luís Cardoso Silva, Assessor Pastoral, e Janaína Gonçalves, Vice-Coordenadora da Pascom Brasil e Secretária do núcleo de Coordenação, apelidado de “G4”. O PEC foi construído dentro da dinâmica VER-JULGAR-AGIR, apontando diversos aspectos da Comunicação da Igreja a partir do Magistério do Papa Francisco e do Brasil, além de perspectivas científicas de profissionais que apontam as dinâmicas experienciadas na cultura digital.

Além disso, o PEC indica quais serão os encaminhamentos pastorais para o Quadriênio 2023-2027, além de estabelecer os aspectos positivos, desafiadores e estratégicos para que, ao longo dos próximos anos, a Pastoral da Comunicação consiga desenvolver em todo o Regional uma série de atividades que ajudarão no processo missionário e evangelizador.

Uma das prioridades do “G4” é destacar a riqueza da Comunicação e que, ao pensá-la de forma prática e estratégica, não apenas colabora e muito para o processo evangelizador, como contribui para que a Igreja consiga manter a sua profecia em meio a tantas adversidades contemporâneas. No final da reunião, Padre Rodrigo Souza da Silva, Secretário-Executivo, fez alguns apontamentos para o “G10”, apelido dado ao núcleo de coordenação e aos coordenadores das províncias, indicando a importância da Pastoral da Comunicação para a articulação das Campanhas feitas ao longo do ano, isto é, da Fraternidade, a Missionária e da Evangelização, que formam fundos que mantêm as diversas atividades propostas pelas Dioceses, Regionais e pela própria CNBB.

Os próximos passos a serem dados pelo “G4” serão finalizar o PEC e reunir-se com os representantes das arqui/dioceses por províncias, para que o planejamento de 2024 comece a partir do mapeamento dos diversos aspectos comunicativos do Regional. Assim, as atividades começarão a ser desenvolvidas envolvendo os representantes indicados.

*Fonte: Site do Regional Leste 2 da CNBB

Veja Também