Comissão Episcopal de Pastoral do Regional Leste 2 se encontra com governador de Minas

0

A presidência do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) e os bispos referenciais da Comissão Episcopal de Pastoral (CEP) se reuniram na manhã dessa terça-feira, 26 de fevereiro, no Palácio Episcopal, em Belo Horizonte (MG), para a primeira reunião da CEP do ano de 2019. O evento contou com a presença do governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema.

Ele esteve presente na reunião para falar, principalmente, sobre as questões ecológicas e a mineração. O governador aproveitou o momento para informar que sancionou, na segunda-feira (25), o Projeto de Lei 3.676/16, estabelecendo regras mais rígidas para a atividade de mineração no Estado. “Em três anos, nenhuma barragem construída a montante existirá mais em Minas Gerais. Acredito que colocamos um ponto final nesse tipo de fato que não pode mais acontecer”, afirmou.

Entre os outros temas abordados com o mandatário, estiveram a educação e ideologia de gênero nas escolas do Estado de Minas, a conservação das estradas, o desemprego e a salvaguarda dos bens culturais (Minas Gerais tem cerca de 60% do acervo artístico e sacro no Brasil). A preocupação com a Serra da Piedade, alvo de interesse de uma empresa de mineração, também foi abordada.

A reunião contou com a presença do presidente do Regional Leste 2 e arcebispo metropolitano de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto, e o secretário e bispo diocesano de Divinópolis, Dom José Carlos de Souza Campos. Representando as Comissões Episcopais, os Bispos referenciais: Dom José Aristeu Vieira (Ministérios Ordenados e Vida Consagrada), Dom José Lanza Neto (Ação Missionária e Cooperação Interclesial), Dom Gil Antônio Moreira (Comunicação e Cultura), Dom José Eudes Campos do Nascimento (Laicato), Dom José Luiz Majella Delgado (Liturgia), Dom Edson José Oriolo dos Santos (Vida e Família), Dom Marco Aurélio Gubiotti e Dom Aloísio Jorge Pena Vitral (Ação Social Transformadora). Participou ainda da reunião o secretário-executivo do Regional Leste 2, Pe. Roberto Marcelino de Oliveira.

O objetivo do encontro com Romeu Zema, segundo o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil, foi oferecer a colaboração da Igreja frente aos desafios enfrentados pelo Estado; o mais recente, a tragédia que atingiu a cidade de Brumadinho (MG). “É um momento de união de forças. Não queremos fazer pressão, mas queremos ajudar o governo a encontrar meios e oferecer da nossa parte aquilo que for possível, aquilo o que a Igreja puder fazer para que encontremos um caminho que beneficie a população e a todos aqueles que, sobretudo, vivem numa região de mineração”.

Os demais assuntos da pauta foram as questões administrativas e operacionais do Secretariado Regional e o planejamento das próximas assembleias Regionais.

*Com informações e fotos do Regional Leste 2

Conteúdo Relacionado
X