Comissão do II Sínodo realiza reunião para planejar celebração que inicia Segunda Fase dos trabalhos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Na última quarta-feira (6), a Comissão Ampliada do Segundo Sínodo Arquidiocesano se reuniu no prédio da Cúria Metropolitana. A reunião presencial, com todos os cuidados e protocolos de saúde respeitados, contou com a participação do Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, padres e leigos missionários.

Segundo Dom Gil, o encontro teve como importante finalidade a programação da celebração a ser realizada no dia 31 de outubro, na Catedral, que marca o início da Segunda fase do II Sínodo Arquidiocesano. “Essa reunião se reveste de grande importância para a vida arquidiocesana da arquidiocese de Juiz de Fora. Estamos reunidos com a Comissão do Sínodo para programar a celebração do dia 31 de outubro e também para traçarmos as primeiras linhas de ações após essa abertura”.

O Coordenador do II Sínodo e Secretário-executivo de Pastoral, Padre Everaldo José Sales Borges, aponta o auxílio que a reunião proporciona na síntese do que foi feito até agora nesta primeira fase de trabalhos e para direcionar os caminhos para a nova fase que se inicia. “Fazer uma síntese, porque estamos fazendo um levantamento do que veio das paróquias, o que veio como resposta dos questionários que enviamos, das nossas conversas e também projetar a segunda fase. Estamos preparando a cerimônia de encerramento da primeira fase e abertura da segunda fase. Essa preparação significará, também, encontrar com os missionários sinodais, contar para eles o que trazemos de resultado dessa primeira fase”.

O Secretário do II Sínodo Arquidiocesano, Padre Vanderlei Santos de Sousa, CSsR, destacou toda a caminhada, que continuou apesar das dificuldades apresentadas pelo momento pandêmico. “Estamos muito felizes porque toda a dinâmica do sínodo, mesmo com a pandemia, com essa situação difícil que vivemos conseguimos perceber que o sínodo teve seu lugar, o seu papel, sua importância, e continuou os trabalhos, continuaram as formações, a animação das paróquias. Iniciamos a fase nas demais cidades da Arquidiocese, onde também esperamos que tenha essa mesma adesão de nossos irmãos na fé”.

A celebração que abre a Segunda Fase do II Sínodo contará com a Ordenação Diaconal dos seminaristas Rafael Nascimento e Robert Teixeira e a acolhida aos Missionários Sinodais. O encontro com os Missionários está marcado para as 14h e a celebração para as 16h, sendo restrita a participação aos convidados e integrantes da equipe Sinodal.

A próxima reunião da Comissão Ampliada do II Sínodo Arquidiocesano acontece na Cúria Metropolitana, no dia 1º de dezembro, às 15h.

Fonte: Site da Rádio Catedral de JF

Veja Também