Comissão de Bens Culturais da Arquidiocese visita a Catedral

DSC07567
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

*Colaboração: Assessoria de Comunicação da Catedral Metropolitana

Nessa quarta-feira, 19 de fevereiro, a Catedral recebeu a visita da Comissão de Bens Culturais da Arquidiocese de Juiz de fora. Coordenados pelo arcebispo metropolitano, dom Gil Antônio Moreira, os integrantes conferiram de perto as obras que foram inauguradas no início do mês e aquelas que estão em sua fase final.

Os profissionais da área, estudantes e sacerdotes participaram de uma visita-guiada, analisando as intervenções e recebendo esclarecimentos. Dom Gil explicou que toda a reforma que a Catedral está ganhando é uma adequação litúrgica.

“O pároco, mons. Viana, já estava fazendo as obras na Catedral. Mas quando cheguei a Juiz de Fora, solicitei que as obras se concentrassem no interior da igreja, para que ela se adequasse às orientações litúrgicas do Concílio Vaticano II”, afirmou.

Todo o trabalho foi conferido, sendo explicado o motivo de cada adequação e intervenção. O arcebispo anunciou que o trabalho está em sua fase final, faltando apenas a conclusão do projeto de iluminação e a pintura.

Uma novidade que também está sendo pensada e refletida é a instalação de quatro confessionários na igreja. “Aqueles que gostam de se confessar em uma sala reservada com o sacerdote, poderão continuar. Mas aqueles que preferem o confessionário ou que gostam de se ajoelhar para pedir o sacramento terão este direito”, disse o arcebispo.

Ao final da visita, a comissão visitou a cúpula, onde estão sendo feitas as novas pinturas, e conferiu detalhes dos temas dos quatro quadros que enfeitarão o local: a chegada de Santo Antônio no céu, a coroação de nossa Senhora, e os dois milagres de Santo Antônio, da Eucaristia e da Pregação da Palavra.

A Comissão de Bens Culturais da Arquidiocese foi criada em 2010 e tem como objetivo principal a valorização, preservação e divulgação dos bens culturais da Igreja.

Para conferir as fotos da visita, clique aqui.

Veja Também