Comissão da CNBB buscará promover consciência sobre a realidade ecológica atual

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), nos termos de seu Estatuto Canônico, pode criar outras comissões, estáveis ou não, formadas somente de membros da Conferência, ou também grupos de trabalhos eventuais, cujos integrantes podem não ser membros da Conferência. Este foi o caso do Grupo de Trabalho (GT) de Mineração, criado em 2017, no âmbito da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Sociotransformadora, com o objetivo de avançar na investigação ‘ecoteológica’ e de aprofundar a escuta das espiritualidades dos povos e das comunidades.

Em junho de 2019, por decisão do Conselho Permanente da CNBB, o Grupo de Trabalho (GT) de Mineração foi elevado à condição de Comissão, tornando-se a Comissão Especial sobre Mineração e Ecologia Integral (CEEM). Seu objetivo principal é o de aprofundar e articular processos e procedimentos, dentro da Igreja e fora dela, em diálogos sobre as raízes éticas e espirituais dos problemas ambientais.

Com a missão de educar, à luz da Palavra de Deus, para uma cultura do encantamento, do cuidado responsável e da beleza, a Comissão buscará promover e fomentar a consciência da gravidade da crise cultural e ecológica atual. Para tanto, procurará investir e cooperar com o desenvolvimento de projetos para educação para além das informações científicas, alcançando eficácia na conscientização e prevenção dos riscos ambientais.

Entre suas atribuições está a de contribuir para uma visão sistêmica da mineração: seus problemas constitutivos; a prática das empresas, as formas de cálculo, descaso, divisão das comunidades, evidenciando os seus grandes problemas ambientais, sociais e fiscais. Atualmente, ela é composta por um grupo de bispos e de assessores qualificados, com tarefas de presidência, acompanhamento, execução de programas e articulações, internas e externas. Saiba quem são:

Dom Sebatião Lima Duarte – Presidente

Dom Vicente de Paula Ferreira
Dom André de Witte
Dom Edson Tasquetto Damian
Dom Vital Corbellini
Dom Cleonir Paulo Dalbosco

Assessores:
Frei Olavio José Dotto
Frei Rodrigo de Castro Amédée Péret
Padre Dário Bossi
Jarbas Vieira
Moema Miranda
Roberto Malvezzi

Fonte: Site da CNBB

Veja Também