Comissão Central do II Sínodo Arquidiocesano se reúne pela primeira vez no ano e apresenta São José como guia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Ocorreu na manhã da última quarta-feira (27), a primeira reunião da Comissão Ampliada do II Sínodo Arquidiocesano. O tema central foi adequação da programação do sínodo ao ano de São José, promulgado pelo Papa Francisco.

Na ocasião, foram apresentadas atividades para compor o calendário sinodal deste ano, partindo da espiritualidade Josefina. Para auxiliar os trabalhos, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, criou a Equipe de Gerenciamento do Ano Josefino.

As propostas aprovadas serão apresentadas no próximo domingo, dia 31 de janeiro, ao final da missa que celebrará a Ordenação Diaconal e abrirá Triênio Preparatório do Centenário da Diocese. Contudo, Dom Gil já revelou algumas delas. “O que já podemos dizer é que, convidaremos as paróquias para que todo dia 19, celebrem Missas Votivas de São José (presenciais ou não), rezando ao final a ladainha e a oração de São José. Também vamos ter atividades no campo do estudo. Duas lives (ocorrerão) nos próximos meses sobre os estudos da Igreja a respeito do santo”, contou o Arcebispo.

Padre Vanderlei Santos de Sousa, CSsR, Secretário do II Sínodo, explicou o objetivo destas ações. “O objetivo deste ano Josefino é trazer para a Arquidiocese uma gama de propostas que nos levem a experimentar essa meditação sobre São José, o papel do padroeiro da Igreja na história da salvação, tendo como foco principal a Cristologia da devoção a São José – o que ele nos traz que nos leva em direção a Jesus.”

Ele conclui explicando a relevância de ter São José será o guia sinodal em 2021. “Essa proposta é importante para que a nossa igreja continue sendo uma Igreja em saída, anunciando o Evangelho pelas ruas e sobre os telhados, oferecendo uma oportunidade de, com São José, crescermos na nossa fidelidade ao projeto de Jesus”.

O próximo encontro da Comissão Ampliada do II Sínodo da Arquidiocese de Juiz de Fora será no dia 16 de fevereiro.

Veja Também