Comissão Ampliada reinicia trabalhos sinodais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Na tarde dessa quarta-feira, 9 de fevereiro, a Comissão Ampliada do II Sínodo Arquidiocesano reuniu-se pela primeira vez em 2022. O encontro, realizado de forma presencial no Auditório Mater Ecclesiae, no prédio da Cúria Metropolitana, foi presidido pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira. Sacerdotes e leigos participaram da reunião.

O pastor recordou que a caminhada sinodal deste ano será ainda mais marcante devido aos trabalhos tendo em vista o Sínodo dos Bispos, previsto para outubro de 2023. Outra novidade será a inclusão das chamadas paróquias do interior, que já começaram a responder aos questionários com questões sociorreligiosas. “O nosso sínodo tinha a aspiração de atingir dois mundos: o mundo puramente urbano, que é o da cidade de Juiz de Fora, com suas 600 mil pessoas, e, no segundo momento, seria o interior. Este momento chegou, então nós vamos então integrar muito mais as paróquias das circunvizinhanças”, apontou Dom Gil.

O Secretário do II Sínodo, Padre Vanderlei Santos de Sousa, CSsR, explica o teor das questões enviadas. “O questionário visa a levantarmos um perfil da realidade da Igreja, tomando como ponto de partida a proposta do Sínodo, que é evangelizar pelas ruas e sobre os telhados. Como a Igreja está fazendo essa evangelização acontecer e como essa evangelização está desenvolvendo uma consciência cristã na sociedade de um modo geral. São várias questões: localização, população, dinâmica pastoral, ausências/necessidades pastorais e como pastorais, grupos, movimentos estão realizando seu trabalho.”

Para 2022, além das reuniões mensais da Comissão Ampliada, estão previstas lives organizadas pelas foranias e o Retiro para os missionários sinodais, estando este programado para o mês de maio. Já a celebração de encerramento da segunda fase do II Sínodo está marcada para o dia 20 de novembro.

Veja Também