Comissão Ampliada do II Sínodo Arquidiocesano se reúne virtualmente para definir próximos passos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Na última quarta-feira, dia 19 de maio, a Comissão Ampliada do II Sínodo Arquidiocesano se reuniu virtualmente para debater os próximos passos da caminhada sinodal. O encontro contou com a participação de padres, diáconos e leigos, coordenados pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira.

Na ocasião, foi realizada uma leitura histórica, momento de avaliação as ações feitas até o presente momento. Diante da constatação da criação de diversos encontro de formação e momentos celebrativos on-line, a comissão avaliou positivamente os passos dados, pois, com o uso das redes, “fronteiras foram quebradas”, como destacou Padre Geraldo Dondici Vieira, Vigário Episcopal para o Mundo da Caridade.

Na reunião, bastante satisfeito, o Arcebispo agradeceu a todos pelo empenho nas atividades, mas frisou que a necessidade de seguir atuantes. Ele lançou novos desafios para a comissão e pediu que os olhares se voltem aos “empobrecidos pela pandemia”.

Segundo o Secretário do II Sínodo, Padre Vanderlei Santos de Sousa, CSsR a comissão tem se desdobrado para refletir sobre as questões sociais que tem emergido a partir da pandemia do coronavírus. “Tem sido um desafio para toda a igreja, estar atenta às necessidades, ao aumento da carência material, o desemprego e várias ouras situações que a pandemia tem gerado. (Estamos pensando) como responder de forma evangelizadora. A equipe está trabalhando e se preparando para cada vez mais poder contribuir com a Igreja de Juiz de Fora.”

Dando continuidade ao processo formativo já divulgado, na próxima semana terá início a série videoconferências formativas para os missionários sinodais, apelidadas de “Lives sinodais”. O encontro acontecerá no dia 26 de maio, às 20h, através do aplicativo TeamLink. Com a presença da professora e teóloga Maria de Lourdes dos Santos e do Arcebispo de Juiz de Fora, o momento tratará da seguinte temática: Maria missionária por excelência.

O próximo encontro da Comissão, também on-line, está marcado para o dia 12 de junho.

Veja Também