Comemorações dos 40 anos do restauro da imagem de Aparecida

0

Lembranças, emoções, homenagens e orações pelo Brasil e o povo brasileiro marcaram as comemorações que recordaram os 40 anos da restauração da Imagem de Nossa Senhora Aparecida no último domingo, 19 de agosto. A programação festiva teve início em São Paulo, com a celebração eucarística na Catedral da Sé, presidida pelo Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer.

Em seguida, uma carreata que foi da capital paulista ao Santuário de Aparecida recordou a grande mobilização e alegria do povo há 40 anos, pelo retorno da Imagem da Padroeira do Brasil à sua Casa. Chegando ao Santuário, a Imagem foi acolhida com grande festa, reunindo cerca de 140 mil peregrinos. 

A Missa Solene, no Altar Central, foi presidida por Dom José Carlos de Oliveira, Bispo Emérito de Rubiataba, Mozarlândia (GO). Dom Carlinhos, como é conhecido, tem envolvimento particular com a restauração, já que era superior provincial à época do ocorrido e acompanhou todo o processo que resultou no restauro da Imagem da Mãe Aparecida.

A entronização da Imagem de Nossa Senhora no Santuário foi feita pelas mãos da restauradora Maria Helena Chartuni, acompanhada dos militares do Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária Federal, recordando o cortejo feito há 40 anos, quando a Imagem chegou à sua cidade após os 33 dias do restauro.

Durante sua homilia, Dom Carlinhos, emocionado, recordou o dia da quebra da Imagem e da comoção dos missionários redentoristas e todo o povo brasileiro, enfatizando a importância do trabalho de restauração da artista Maria Helena Chartuni. Convidada a subir no Altar, ela mais uma vez expressou toda a sua emoção em ter feito parte dessa grande história da Padroeira do Brasil e afirmou: “Hoje também é dia do meu aniversário. Eu também renasci espiritualmente com esse restauro. Sou uma antes e outra depois do restauro da imagem de Nossa Senhora Aparecida”.

Dom Carlinhos, em sua homilia, também reforçou as orações para a restauração do Brasil, fazendo uma prece especial: “Mãezinha, passe à frente de nossa Pátria, passe à frente do nosso Brasil, restaure o nosso governo, restaure os três Poderes, para que nós brasileiros possamos cantar orgulhosos que a nossa Pátria é gigante no amor à honestidade, gigante no amor aos pobrezinhos. Mãe Aparecida, restaure nossas comunidades para que elas sejam cada dia mais servidoras e missionárias. Restaure os nossos lares, para que sejam berço do amor, santuário do perdão, casa de oração, escola de respeito. Mãe Aparecida, passe à frente dos nossos jovens e restaure seus corações, para que eles nunca deixem de cantar que, sem Jesus, nós não somos nada. Mãe Aparecida, restaure nossas criancinhas, para que elas tenham a oportunidade de viver em uma Pátria restaurada no bem e na justiça”. 

Recepção Festiva na Tribuna Bento XVI

Mesmo com o intenso calor desse domingo (19), muitos devotos se reuniram diante da Tribuna Bento XVI para acolher a Padroeira do Brasil em seu Santuário. A recepção da Imagem da Mãe Aparecida aconteceu por volta das 13h30. Para marcar o momento solene, a Esquadrilha da Fumaça fez uma homenagem, desenhando no céu uma coroa no entorno do Santuário.

As homenagens continuaram com a participação do Padre Antonio Maria, que dedicou duas canções a Nossa Senhora.

Assista aos melhores momentos:

*Fonte: A12.com

Conteúdo Relacionado
X