Com presença de Dom Gil, Arautos do Evangelho inauguram torres e leiga renova votos de Consagração Virginal

Na noite da última sexta-feira, festa de Nossa Senhora do Monte Carmelo, Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo de Juiz de Fora, presidiu Santa Missa juntamente com a comunidade Arautos do Evangelho. Uma ocasião bastante especial em que foram inauguradas as torres da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que fica dentro das dependências da associação.

No local foi montado um telão, do lado de fora da igreja, para que  dezenas de fiéis pudessem acompanhar de perto os momentos especiais. Dentre eles, a renovação dos votos de Marcela Kamiroski. A jovem está realizando uma caminhada vocacional para ser uma virgem diocesana consagrada à Arquidiocese de Juiz de Fora. No ano passado, no mesmo dia, ela fez seu voto temporário à Consagração Virginal e deve renová-lo ao longo de três anos.

Após a leitura do evangelho, ocorreu o rito da renovação dos votos. Em entrevista, Marcela falou de sua alegria com mais este passo rumo a consagração definitiva em 2024 e sobre a missão. “Estou no caminho da consagração para ser uma virgem diocesana consagrada à diocese. Nossa Senhora do Carmo é minha devoção, pois Nossa Senhora foi a primeira virgem consagrada. Nós estamos sendo este sinal da vida consagrada, da vida eclesial, para também trazer mais vocações para a Igreja. Peço orações pela minha vocação”.

Na homilia, Dom Gil contou a história da devoção à Nossa Senhora do Carmo, ou do Monte Carmelo, e lembrou a todos do importante significado do escapulário. Além disso, falou de sua satisfação com a obra na igreja, onde ele acompanhou todo o processo e já havia abençoado os sinos. “A voz dos sinos é a voz de Deus que nos chama a oração e nos ajuda a chorar, com fé, os nossos mortos. Também nos avisa dos perigos, para que possamos estar sempre protegidos das insidias do demônio”, destacou ele.

Segundo Dom Gil, a data foi escolhida pelos Arautos devido à devoção Mariana que eles têm. Em entrevista, ele comentou sobre a bela festividade. “Essa é uma festa muito querida dos Arautos. O hábito deles é, inclusive, inspirado na devoção carmelitana. Esse momento se reveste de alegria de fato, porque nós louvamos a Deus e pudemos abençoar os novos campanários da igreja, com a colocação dos sinos. Uma festa muito bonita!”.

Ele também agradeceu a Deus pela consagração de Marcela. “A gente quer agradecer a Deus por esse momento e pedir que derrame uma benção muito poderosa, por intercessão de Nossa Senhora, sobre toda a Igreja”.

A Eucaristia foi concelebrada pelo Provincial dos Arautos, Padre Antônio Guerra, pelo responsável pela comunidade juiz-forana, Padre Sebastião Alves dos Santos, EP, demais padres da comunidade e os padres da Paróquia São Pedro, Padre Liomar Rezende de Moraes e Kayo Cerqueira de Paiva.

Para o Padre Guerra, a ocasião foi a concretização de um sonho. “Um sonho que se torna realidade, pois, ao sermos aprovados dos Papa São João Paulo II na audiência, ele dizia que nós devemos fazer o apostolado do belo, dizia que a beleza salvaria do mundo. Faz parte do carisma dos Arautos mostrar Deus em sua suma beleza. É o que estamos fazendo aqui na Arquidiocese de Juiz de Fora através do apostolado da oração”, relatou ele, justificando as novas torres.

Ao final da Missa, todos se dirigiram para o lado de fora e puderam acompanhar um vídeo com imagens de todo processo de instalação das torres. Na sequência, o Arcebispo abençoou-as e uma grande queima de fogos foi realizada para comemorar a ocasião. Encerrando o momento, Padre Guerra agradeceu a todos, principalmente ao Arcebispo de Juiz de Fora por acompanhar os Arautos, desde o início da concepção da Associação Internacional de Fiéis de Direito Pontifício, quando ainda era Bispo Auxiliar de São Paulo.