Com passagem por JF, Padre Anselmo Ricardo Ribeiro é eleito Superior Geral da Congregação do Verbo Divino

Em um momento histórico para a Congregação dos Missionários do Verbo Divino, o Padre Anselmo Ricardo Ribeiro, brasileiro, foi eleito o 13° Superior Geral durante o XIX Capítulo, que está sendo realizado em Nemi, Itália. A eleição ocorreu nessa quinta-feira, 4 de julho, marcando o início de sua coordenação, que se estenderá até 2030.

A cerimônia de apresentação do novo Superior Geral aconteceu durante Missa Solene transmitida ao vivo pelo canal do YouTube do Generalato, que contou com a presença dos missionários e leigos(as) capitulares de várias partes do mundo, reforçando a dimensão global da Congregação. Na homilia, foi destacada a importância da unidade, do diálogo intercultural e da evangelização, temas centrais para a missão do Verbo Divino.

Durante a Missa, Padre Anselmo afirmou: “por me sentir comprometido com este Capítulo e com a Congregação, eu aceito”, reforçando, assim, o seu empenho com os princípios fundamentais da família religiosa à qual pertence. Reconhecido por sua dedicação e profundo compromisso com a missão e os valores do Verbo Divino durante os seis anos em que atuou como Conselheiro Geral, sua liderança é esperada com grande expectativa por seus confrades e as comunidades verbitas em todo o mundo.

O sacerdote atuou em Juiz de Fora de 2008 a 2011 como Reitor da Residência Verbita. Durante sua passagem pela cidade, ele também cursou Jornalismo no UniAcademia, então CES/JF.

Congregação do Verbo Divino

A Sociedade do Verbo Divino é uma congregação internacional dedicada à evangelização e ao diálogo intercultural, presente em mais de 70 países, com seis mil missionários. Fundada por Santo Arnaldo Janssen em 1875, a Congregação trabalha em diversas áreas, incluindo educação, pastoral paroquial, desenvolvimento comunitário e comunicação, sempre com o objetivo de promover a justiça, a paz e a integridade da criação.

No Brasil, a SVD iniciou suas atividades na cidade de Santa Leopoldina, no Espírito Santo, em 19 de março de 1985. Mais tarde, estendeu a sua atuação a vários estados brasileiros e estabeleceu sua sede em Juiz de Fora, Minas Gerais, onde constituiu-se como pessoa jurídica de direito privado, sob o nome de “Sociedade Propagadora de Ciências e Artes”.  No ano de 1941 a associação mudou o nome para “Sociedade Propagadora Esdeva”. Em 1995, a sede da Sociedade Propagadora Esdeva foi transferida para a cidade de Belo Horizonte e em 2004 passou a denominar-se “Associação Propagadora Esdeva”.

Apesar de não ser mais sediada em Juiz de Fora, a Congregação Verbita possui uma residência na cidade, localizada na Rua Redentor, no Bairro Paineiras, onde são acolhidos os padres idosos. Além disso, a família religiosa é responsável pela administração e pela vida pastoral da Igreja São Sebastião, que fica próximo ao Parque Halfeld, e é a mantenedora do Colégio Academia e do UniAcademia.

*Com informações e fotos do www.verbodivinobrc.com

Notícias

Instagram

Facebook

Veja Também