Com igreja lotada, Padre Gil Condé celebra seus 25 anos de vida sacerdotal

0

Na noite da última terça-feira (10), a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Francisco Bernardino esteve em festa, pois seu pároco, Padre Gil Condé, completou 25 anos de sacerdócio. A missa em ação de graças pelas bodas de prata foi presidida por Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo Metropolitano, e contou com a participação de muitos membros do clero, além de alguns diáconos e familiares.

Ao iniciar a celebração Eucarística Dom Gil apresentou mais motivos para toda a diocese agradecer: os aniversários de sacerdócio do Padre Luiz Eduardo Ávila (presente no local), Padre Tarcísio Marcelino Ferreira Monay, Dom Roberto José da Silva, bispo da diocese de Janaúba, que também completam um quarto de século de dedicação ao Senhor; além de outros aniversários de padres, dele mesmo e do Papa Francisco – que completa 83 anos no próximo dia 17.

O pastor também destacou que celebração estava marcando os 10 anos da Comissão de Bens Culturais. Oficialmente lançada apenas no início de 2010, a Comissão tem como objetivo principal a valorização, preservação e divulgação dos bens culturais da Igreja.

Na homilia, o Arcebispo parabenizou o aniversariante da noite e lembrou de sua caminhada, deixando-o emocionado. Falou sobre o serviço do sacerdote e como as leitura do dia de ontem tratavam justamente deste assunto ao trazer como temas centrais: o preparar os caminhos do Senhor e da misericórdia de Deus. “O serviço do padre serve para arar a terra de diversas formas.  Também quando organiza a paróquia, e nós sabemos o quanto você é organizado, o povo e os padres reconhecem”, pontuou Dom Gil.

Ao final da missa diversas homenagem foram realizadas pelos paroquianos e familiares presentes. Uma mensagem de agradecimento foi lida, ressaltando o aprendizado que a comunidade tem ao conviver com seu pároco. Na sequência, crianças das capelas pertencentes a paróquia o presentearam com imagens de seus santos padroeiros e de São João Maria Vianney, patrono dos padres. Além de apresentarem um vídeo com fotos de todas sua trajetória.

Uma das homenagens da noite.

Em seguida, Padre Gil tomou a palavra para agradecer ao carinho e contou mais sobre sua vocação e vida dedicada a Deus. O sacerdote ressaltou sua alegria em está celebrar tal festa. “Tenho certeza que a felicidade de um padre está na comunidade, quando ele é amado, respeitado e valorizado. Eu posso dizer isso, todo mundo sabe, aqui sou amado, respeitado e as pessoas aqui trabalhar pra valer.”

Após o término da Eucaristia, Dom Gil, em entrevista, comentou a alegria de celebrar este momento. “O que mais nos emocionou foi que a Igreja estava lotada em uma terça-feira à noite, num dia de chuva. Isso significa o amor que esse povo tem para com seu pároco e o carinho que ele tem para com seu povo.”

Conteúdo Relacionado
X