Com grande participação dos fiéis, Paróquia São João Paulo II encerra festejos do padroeiro

0

A pandemia não impediu que a comunidade do Bairro Nova Era celebrasse o seu padroeiro, São João Paulo II. A programação dessa quinta-feira (22) encerrou as homenagens feitas durante a novena e, assim como toda a festa, contou com a presença expressiva da população local.

Como tem acontecido nos últimos anos, a última Missa do dia foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, responsável pela criação da paróquia, a primeira dedicada a João Paulo II no Brasil com a autorização da Santa Sé. “Para mim é uma grande emoção o dia que chega 22 de outubro, porque além de ter convivido com João Paulo II em Roma quando lá estudei, ele me nomeou bispo no ano de 1999. Agradeço a ele, frequentemente peço a intercessão dele junto de Deus para que eu possa ser fiel à missão que Nosso Senhor me confiou através das mãos dele”.

O santo, de acordo com Dom Gil, é exemplo de amor incondicional a Deus, firmeza nos princípios de Cristo e devoção à Nossa Senhora e à Eucaristia. “São muitas coisas que ele nos ensinou e deixou para nós neste mundo, para que nós possamos viver sempre mais fiéis a Deus e a Seus planos”, apontou o Pastor, que ainda pretende prestar mais uma homenagem ao papa polonês. “Eu tenho o sonho de que aqui, nesta região, seja construído um grande Santuário de São João Paulo II, que vai ser também o primeiro santuário do Brasil com este título. Nós temos esse propósito para que ele possa, com seu exemplo, continuar a fazer o bem, levando o povo a Deus, Nosso Senhor”.

Para o Pároco local, Padre Rafael Neves de Oliveira, a festa também foi especial, já que iniciou seu trabalho na paróquia. “Eu cheguei aqui no início de setembro e já tinha a festa de São João Paulo II. Foi um grande encantamento para mim chegar nesta paróquia e ver tantas pessoas motivadas, empenhadas na missão, no trabalho pastoral, se adaptando nesse tempo da pandemia. Para preparar a festa de São João Paulo II eu fui descobrindo os talentos, então foi providencial que eu pudesse chegar dentro de um contexto de festividade”.

O sacerdote relatou a devoção dos paroquianos ao papa também conhecido como “João de Deus”. “Cada dia mais eu vejo que as pessoas aqui vão descobrindo, nesse grande homem de Deus, uma motivação para continuar a caminhada de fé para seguir Jesus Cristo e também se apaixonando por São João Paulo. Isso é muito belo de ver, como muitas pessoas já relatam graças e bênçãos alcançadas por intercessão de São João Paulo”.

Com sua chegada à paróquia, Padre Rafael contou que aumentou sua admiração por São João Paulo II, com quem divide o mesmo lema de ordenação, “Todo teu”. “Nós crescemos com ele e já conhecíamos muita coisa da vida dele, mas eu me aprofundei agora, sobretudo na dimensão da sua devoção à Nossa Senhora; isso sempre me tocou, me chamou atenção. Eu fui descobrindo, ao longo da novena, muitas coisas interessantes da vida de São João Paulo II e percebendo que não tem como não nos encantarmos pela história e pela relação de amizade que ele tinha com Jesus Cristo. Isso me incentiva muito a continuar os desafios da vida, porque olhando para São João Paulo II nós temos uma única certeza: vale a pena, nós estamos no caminho certo”, finalizou.

Conteúdo Relacionado
X