Com espírito de fraternidade, têm início os Jogos das Escolas Católicas 2025

Na semana passada, no dia 5 de maio, o Colégio Stella Matutina foi palco da cerimônia de abertura da terceira edição dos Jogos das Escolas Católicas de Juiz de Fora. O evento, que reuniu alunos, professores, diretores e representantes das instituições participantes, teve início às 19h30 e contou com a presença do Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira.

Durante seu discurso, o Pastor Arquidiocesano destacou a importância dos jogos como uma oportunidade de fortalecer laços de fraternidade entre os estudantes e educadores. “Este momento é muito importante porque, quando acontecem os jogos entre as escolas católicas, não acontece só a competição, mas uma nova realidade: de maior fraternidade entre os alunos e colegas. Cria-se entre nós um espírito familiar de grande importância”, afirmou.

Ele também conduziu um momento de oração, convidando todos a invocarem a bênção de Deus sobre os atletas, reforçando a dimensão espiritual do evento.

Para o Diretor do Colégio Resgate e membro da Pastoral da Educação, Daniel Martins, os jogos representam uma celebração da fé, da união e da vida escolar. “Essa terceira edição conta com a participação de sete escolas e traz novidades como modalidades individuais – tênis de mesa, xadrez – e, no coletivo, a queimada. Os jogos homenageiam Jesus e são um momento de espiritualidade, pois antes de cada partida os alunos rezam. É uma grande festa da nossa Igreja, que envolve famílias, professores, sacerdotes e toda a comunidade escolar”, destacou.

A temática dos jogos deste ano está alinhada com o Ano da Esperança, proposto pelo Papa Francisco, o que reforça o compromisso das escolas católicas com a formação integral – acadêmica, humana e espiritual – de seus estudantes.

Acendimento da tocha

Anfitrião da ocasião, o Diretor do Colégio Stella Matutina, Rodrigo Mendonça Pereira, também celebrou a oportunidade de sediar a abertura. “Para a gente é uma alegria receber a abertura dos jogos e a modalidade futsal. É um momento de confraternização entre as escolas católicas, com as famílias juntas e os alunos motivados, especialmente os do Ensino Médio, que se prepararam com entusiasmo para acolher os colegas”, afirmou.

Os Jogos das Escolas Católicas seguem durante os próximos dias com diversas modalidades esportivas, promovendo a união entre fé, educação e esporte. Nesta terça-feira (13), o Colégio Jesuítas sedia os jogos de vôlei feminino nesta tarde. Já no Colégio Academia, recepciona, desta terça até sexta-feira, os jogos handebol.

Clique aqui para conferir alguns registros da abertura.

Notícias

Instagram

Facebook

Veja Também