Com celebração presidida por Dom Gil, jovens agradecem pela JMJ 2016 em Cracóvia

0

*Colaboração: Fabíola Castro (Rádio Catedral)

Na noite dessa quinta-feira (11), foi celebrada na Catedral de Juiz de Fora uma missa em ação de graças pela peregrinação dos jovens de Juiz de Fora à Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2016) em Cracóvia, na Polônia. A celebração foi presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada pelo Padre Ivair Carolino, que participou da viagem, e também pelo Monsenhor Luiz Carlos de Paula, além da participação dos jovens peregrinos.

Em entrevista à Rádio Catedral, Dom Gil disse que o momento era de apresentar o coração agradecido pela maravilhosa viagem que o grupo juiz-forano realizou. O arcebispo contou ainda sobre alguns momentos marcantes, como o beijo ao solo polonês, na chegada dos peregrinos à terra de São João Paulo II. “A peregrinação durou 15 dias. Nós começamos com uma pré-jornada em Paris, a primeira missa foi no Santuário da Medalha Milagrosa, e depois fomos visitando santuários até chegar em Cracóvia”.

Dom Gil ressaltou a importância da peregrinação para a Arquidiocese de Juiz de Fora, que teve a oportunidade de enviar 60 pessoas para a Polônia, lugar muito significativo para a fé católica e para a JMJ. Segundo o arcebispo, a Jornada na Polônia foi diferente das outras porque deu a oportunidade de os jovens visitarem locais históricos, como a casa da infância de João Paulo II, o Santuário a ele dedicado, o Santuário da Divina Misericórdia e o campo de concentração Auschwitz.

O jovem Caio Valente contou um pouco da experiência que viveu e listou pontos que foram mais marcantes para ele. “Foi uma experiência única. Em primeiro lugar, podermos estar em unidade com toda a Igreja lá na Polônia, com diferentes culturas. Os dois pontos que destaco são o fato de estar com Papa Francisco, escutar suas palavras, e participar da Igreja da Polônia, de sua liturgia”.

Caio disse ainda que já está na expectativa para a próxima JMJ em 2019, no Panamá. “Diferentemente deste ano, no Panamá eu quero participar da Semana Missionária, viver todos os dias que antecedem a jornada no país”.

Logo após a Missa, os jovens se reuniram com Dom Gil para definir os passos que serão dados mediante o compromisso assumido com a participação na Jornada Mundial da Juventude 2016, em Cracóvia. O Papa Francisco mais uma vez exortou aos jovens para que sejam corajosos, ressaltando que Deus confia na sua coragem.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Conteúdo Relacionado
X