O cuidado com o anúncio da Palavra, com os pobres e com as comunidades são os eixos centrais da Campanha para a Evangelização deste ano, realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A iniciativa tem por lema “Cuida dele”, passagem presente na parábola do Bom Samaritano, narrada no Evangelho de Lucas.
No próximo final de semana, nos dias 14 e 15 de dezembro, todos são convidados a participar da coleta destinada à missão evangelizadora da Igreja. As contribuições são essenciais para que dioceses, especialmente as mais pobres, consigam realizar as suas ações pastorais.
Os recursos arrecadados são distribuídos da seguinte maneira: 45% ficam na própria (arqui)diocese; 20% vão para o Regional da CNBB para as iniciativas evangelizadoras, como as atividades de formação; e 35% se destinam à CNBB nacional, sendo usados para a manutenção da instituição e também o financiamento de ações pastorais.
A Campanha
O objetivo da Campanha para a Evangelização é motivar os fiéis a participarem efetivamente da missão da Igreja por meio do testemunho de vida, de ações pastorais específicas e da garantia de recursos para a ação pastoral. “É a conscientização sobre a importância do compromisso evangelizador que deve ser assumido por cada cristão e o despertar para a corresponsabilidade pelo sustento das atividades pastorais da Igreja”, conta o secretário-executivo de Campanhas da CNBB, Padre Patriky Samuel Batista.
A Campanha, segundo o sacerdote, tanmbém é um convite à Igreja no Brasil a refletir, no período do Advento, sobre como o Natal de Jesus inspira o compromisso dos cristãos no cuidado, por isso a inspiração samaritana. “No Advento lembramos a segunda vinda do Senhor. Ele há de voltar e quer nos encontrar como bons samaritanos, cuidando do anúncio da Palavra, dos pobres e da comunidade”.
Este ano, a Campanha para Evangelização completa 21 anos. Aprovada pela 35ª Assembleia Geral da CNBB, 1997, ela foi realizada pela primeira vez no advento de 1998.
Mensagem de Dom Walmor
Veja a mensagem do Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, sobre a Campanha de Evangelização:
*Com informações do site do Regional Leste 2