CNBB realiza ação de educação e sensibilização sobre o cuidado com a Casa Comum

Por ocasião da Semana Laudato Si’, celebrada internacionalmente de 19 a 26 de maio, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza a campanha Junho Verde. A Lei 14.393/22 introduziu a Campanha Junho Verde na Política Nacional de Educação Ambiental. Na próxima semana, a CNBB vai divulgar o conjunto de iniciativas a ser realizada no âmbito da Campanha. Em vista disso, foi divulgada a identidade visual da ação.

O objetivo da campanha Junho Verde é promover a conscientização da população sobre a importância da preservação dos ecossistemas naturais e de todos os seres vivos, bem como o controle da poluição e da degradação dos bens naturais, que são dons de Deus e obras da Criação. O período da campanha ocorre próximo ao das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

Junho Verde é um mês dedicado à conscientização e à proteção do meio ambiente. É um momento oportuno para refletirmos sobre a importância de preservar a natureza e adotar práticas sustentáveis em nosso dia a dia. Por meio de ações individuais e coletivas e da incidência política podemos contribuir para a construção de um futuro equilibrado para as próximas gerações. Vamos juntos celebrar o Junho Verde e promover a harmonia entre seres humanos e o planeta Terra. Juntos podemos fazer a diferença!

Acesse os materiais e logo da Campanha: (aqui)

Elementos visuais – A logo apresenta uma forma circular que lembra uma folha ou uma árvore estilizada. A escolha foi pensada para uma campanha focada em temas ambientais e de sustentabilidade, pois a natureza é central nesse contexto. Os elementos internos remetem às veias de rios e à vitória-régia, símbolos da riqueza e biodiversidade da flora brasileira. Além disso, a forma arredondada com um pequeno caule, na parte inferior, alude a uma árvore, representando vida, crescimento e sustentabilidade.

Balão de Diálogo – Além dos elementos mencionados, a logo também faz uma alusão a um balão de diálogo, sugerindo a importância da comunicação, troca de ideias, saberes e conscientização sobre a sustentabilidade ambiental. A integração desses elementos simboliza a interconexão entre natureza e sociedade, sugerindo que a proteção do meio ambiente depende de ações coletivas e comunicativas.

Tipografia – A tipografia usada para Junho Verde é simples e limpa, complementando bem os elementos gráficos da logo. A escolha de uma tipografia sem serifas reforça a modernidade e a clareza da mensagem.

Paleta de Cores – A paleta de cores utilizada, com tons de verde e azul-escuro, convida ao compromisso harmônico com a natureza. Os diferentes tons de verde remetem à diversidade do meio ambiente, enquanto o azul-escuro sugere profundidade e confiança. Essa combinação de cores é harmoniosa e apropriada, evocando uma sensação de frescor e vitalidade.

Fonte: Site da CNBB

 

Veja Também