CNBB produz Documentário especial de fim de ano sobre ‘Igreja em Saída’

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Os festejos de final de ano estão chegando e, para celebrar as datas, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) preparou o “Documentário: Igreja em Saída” que será veiculado nas principais emissoras de TVs de inspiração católica do país entre o Natal e o Ano Novo.

As práticas da CNBB projetaram espiritualidade e solidariedade em todo o país, reafirmando o caráter evangelizador da instituição. Neste documentário, o destaque será para os principais acontecimentos da Igreja no Brasil em 2018. Um dos exemplos é o Ano Nacional do Laicato, que realizou diversas ações reforçando o protagonismo dos leigos e leigas.

“O ano de 2018 caracterizou pelo ano nacional do Laicato. O que aconteceu de bonito durante esse ano, percebemos de Norte a Sul, de Leste a Oeste do Brasil, que os cristãos leigos e leigas, o clero, em nossas dioceses estudando o documento 105 da CNBB, que diz exatamente sobre os cristãos leigos e leigas, Sal na Terra e Luz do Mundo. Esse documento, ele despertou dentro dos cristãos uma grande alegria de ser igreja e também cidadãos”, disse em entrevista o bispo de Caçador (SC) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, dom Severino Clasen.

A Campanha da Fraternidade 2018 também faz parte do documentário, que mostra a Superação da Violência como um desafio que fez a Igreja se colocar em saída e olhar para a realidade da violência que faz muitas vítimas em nosso país. A Campanha ajudou os cristãos a desenvolverem ações concretas de promoção da não violência, de novas relações e cuidados fraternos e refletiu sobre as causas e consequência dos diferentes tipos de violência.

A 56ª Assembleia Geral, realizada de 10 a 20 de abril, em Aparecida (SP), não podia ficar de fora. Durante os dez dias, os bispos dialogaram e atualizaram as Diretrizes para Formação de Presbíteros que vai contribuir na formação do clero brasileiro. O mês missionário, o sínodo dos jovens e o fim da gestão da atual também fazem parte do documentário, que traz depoimento de bispos presidentes das comissões episcopais pastorais sobre os temas tratados e a mensagem da presidência sobre o Natal e o Ano Novo.

O eixo “Uma Igreja em Saída” conduz toda a narrativa do documentário, que tem duração de 16 minutos.  Ele será exibido nas TVs de inspiração católica nos próximos dias.

*Fonte: Site da CNBB

Veja Também