CNBB forma a primeira turma do curso “Cuidar da Vida”

Foto: Shutterstock

Aconteceu no último fim de semana, a jornada formativa de cerca de 300 jovens das cinco regiões do Brasil no projeto “Cuidar da Vida”. Um minicurso ofertado pela Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que abordou e refletiu o tema “Prevenção ao suicídio entre adolescentes e jovens”. Esta foi a primeira edição do evento e a cidade escolhida foi Cuiabá.

Participaram do minicurso integrantes da Pastoral Juvenil dos regionais Oeste 1, Oeste 2 e Centro-Oeste da CNBB, que correspondem aos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, e ao Distrito Federal.

A iniciativa tem o objetivo de formar multiplicadores que possam atuar na prevenção ao suicídio e na conscientização sobre o tema entre os adolescentes no contexto dos grupos e movimentos juvenis e nas escolas, sobretudo as escolas públicas. O minicurso contou com a colaboração voluntária de psicólogos e educadores católicos.

O suicídio entre os jovens, é a terceira causa de morte entre pessoas de 18 a 29 anos em todo o mundo, esses dados apontados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), despertam preocupações em diversos órgãos, incluindo a CNBB.

O bispo de Imperatriz–MA e presidente da Comissão Episcopal para a Juventude, dom Vilsom Basso, destacou a preocupação dos bispos com essa realidade.

“Esse dado da realidade mundial e nacional tem sido uma preocupação constante dos membros da Comissão Episcopal para a Juventude. Isso nos impeliu a buscar caminhos para ajudar nossos adolescentes e jovens. Assim, incentivaremos a dimensão do cuidado como condição para melhorar a vida, nos colocando no seguimento daquele que veio para que todos tenham vida e vida em abundância”, afirmou.

Para a formação, foi preparada uma cartilha que será utilizada pelos dar continuidade o minicurso. O material foi produzido por uma equipe composta por membros da Pastoral Juvenil e da Pastoral da Educação, com apoio do padre Lício de Araújo Vale, padre suicidólogo, da diocese de São Miguel Paulista.

“A promoção da vida das juventudes em nosso país é urgência que se faz sentir a cada dia e este projeto é uma resposta concreta aos apelos pela vida em plenitude dos jovens brasileiros”, escreveu dom Vilsom Basso.

Ainda no mês de junho, serão realizadas as formações em Manaus (AM), Recife (PE) e no Rio de Janeiro (RJ). Em agosto, os cursos serão ofertados em Imperatriz (MA) e São Paulo (SP).

*Fonte: Portal A12
**Com informações de CNBB

Veja Também