Clero arquidiocesano se reúne em missa com bênção dos Santos Óleos e renovação das promessas sacerdotais

Na manhã dessa Quinta-feira Santa (24), o clero da Arquidiocese de Juiz de Fora se reuniu na Catedral Metropolitana para a Missa dos Santos Óleos. A celebração, presenciada por centenas de fiéis, foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, e contou com a presença do arcebispo emérito, Dom Eurico dos Santos Veloso.

Na procissão de entrada, antes do início da Santa Missa, os seminaristas, diáconos e padres da Igreja Particular de Juiz de Fora, além de Dom Gil e Dom Eurico, foram recebidos com palmas pelos presentes na Catedral. No decorrer da celebração, os presbíteros renovaram suas promessas sacerdotais e Dom Gil abençoou os óleos dos Catecúmenos e dos Enfermos e consagrou o óleo do Crisma.

Em entrevista à WebTV “A Voz Católica”, Dom Gil lembrou que a missa dos Santos Óleos é a celebrada sempre na quinta-feira pela manhã em todas as catedrais no mundo. “O bispo e seu clero se reúnem para celebrar a unidade da Igreja, a instituição do sacerdócio e da Eucaristia. Os óleos abençoados são utilizados pelas paróquias o ano inteiro”.

O arcebispo ainda refletiu sobre o significado dos óleos abençoados. “O óleo tem um simbolismo muito bonito. Quando é passado na pele, primeiro vemos seu brilho; depois ele some, mas seu perfume permanece. Cristo é o nosso grande ungido. Ele é o perfume da nossa vida”.

Ao final da celebração, Dom Gil distribuiu entre os vigários forâneos os Santos Óleos já abençoados, para serem repassados a todas as paróquias das onze foranias da Arquidiocese de Juiz de Fora.

Clique aqui e confira as fotos da Santa Missa.

Vale destacar que a Santa Missa da noite da Quinta-feira Santa marca o início do Tríduo Pascal. Além disso, a celebração lembra a instituição da Eucaristia (Ceia do senhor) e o episódio do Lava-pés.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450