Chega ao final Assembleia do CONSER do Regional Leste 2

Segun

A Assembleia do Anual do Conselho Episcopal Regional do Regional Leste 2 teve início na noite do dia 3 de junho de 2024, com a chegada dos (Arce)Bispos ao Instituto de Integração Pessoal – Casa Mãe Acolhedora, em Belo Horizonte. O encontro reúne anualmente (Arce)Bispos das (Arqui)Dioceses de Minas Gerais e tem como objetivo geral a animação da ação evangelizadora no Estado de Minas Gerais.

A Assembleia é o órgão supremo do Conselho Episcopal Regional, responsável por estabelecer diretriz es para a Ação evangelizadora e pastoral, além de deliberar sobre outros assuntos de sua competência. A programação de seu dia de abertura incluiu a apresentação da pauta dos próximos dias. Além disso, houve um momento de partilha entre os presentes.

O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, marca sua presença. Ele explicou melhor os assuntos tratados no encontro. “Primeiro, a questão da Comissão de Tutela de Menores, que é uma orientação da Igreja, momento de nós inteirarmos intensamente daquilo que a Igreja pretende, fala, protege, aquilo que a Igreja indica para a questão da proteção dos menores. O segundo tema é justamente a respeito do sindicato, a nossa relação com os nossos colaboradores, com os nossos funcionários. Então nós procuramos estudar qual será a atitude melhor diante do sindicato ou dos sindicatos que tratam desta questão”, contou ele.

Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida, Bispo da Diocese de Itumbiara (GO), esteve assessorando os demais pastores na reflexão sobre as questões da proteção de menores no ambiente eclesial. “É um tema doloroso, certamente, por muitos aspectos, mas mostra o convite a tratar desse tema nos mostra que os bispos estão levando as indicações do Santo Padre, Papa Francisco, muito a sério e nós queremos que as nossas comunidades recuperem aquela alegria leve de poder dizer como Jesus deixar e virar minhas criancinhas com toda segurança”, afirmou o bispo.

O Presidente do Regional e Arcebispo de Montes Claros, Dom José Carlos de Souza Campos, fez questão de recordar grande relevância da assembleia e de pedir orações. “É o tempo em que a gente se encontra, em que a gente partilha um pouco nossas preocupações, nossas dificuldades. Então peço a todos que rezem por nós, a fim de que, não só aqui nessa semana, mas também ao longo do nosso ano e do nosso ministério nas nossas dioceses, possamos de fato ser homens profundamente tocados pelo Espírito de Deus, capazes de discernimentos importantes que nos ajudem a pensar e a realizar a evangelização deste tempo e deste mundo com seus muitos desafios”.

A reunião terminou na tarde da última quinta-feira (6). Desde o ano passado participam do encontro os bispos das 28 dioceses, ao todo 34 pastores.

*Colaboração: WebTV A Voz Católica
**Com informações e fotos de Regional Leste 2

Veja Também