Chapecó e Joinville são elevadas à Arquidioceses e novos Arcebispos são nomeados em Santa Catarina

Foto: CNBB

Na manhã desta terça-feira, 5 de novembro, o Papa Francisco anunciou uma reestruturação na Província Eclesiástica de Florianópolis (SC) e elevou duas novas arquidioceses: Joinville, que acolhe as dioceses de Blumenau e Rio do Sul, e de Chapecó, que irá acolher as dioceses de Caçador, Joaçaba e Lages. A partir desta reestruturação, o o Regional Sul 4 da CNBB passa a contar agora com três arquidioceses.

No mesmo ato, o Santo Padre nomeou como Arcebispos, os atuais bispos locais, Dom Francisco Carlos Bach em Joinville e Dom Odelir José Magri em Chapecó. Este é um processo que reflete a intenção da Igreja de responder às necessidades dos fiéis de forma organizada e estratégica. No Brasil, temos hoje 48 províncias eclesiásticas, já contando as duas novas recém-criadas.

Chapecó conta hoje com 76 padres, 46 paróquias e 1488 comunidades, fazendo parte de sua circunscrição 80 municípios no Extremo Oeste Catarinense e terá a Catedral Santo Antônio como sede da nova arquidiocese.

A atual Diocese de Joinville abrange 18 municípios da região Norte e está dividida em seis comarcas, que abrangem 66 paróquias e quase 500 comunidades. Uma união de boas ações e atitudes que levam a mais de 1 milhão e 700 mil pessoas o Evangelho de Jesus Cristo.

“Diante desta decisão, destaco o reconhecimento e valorização da Santa Sé para a caminhada da Igreja Católica, no Regional Sul 4 – Santa Catarina, no intuito de facilitar a organização pastoral, favorecer uma maior proximidade e articulação da ação evangelizadora no contexto da província eclesiástica”, afirmou Dom Odelir, nomeado Arcebispo de Chapecó.

Dom Francisco Bach reuniu a imprensa local na sede da Diocese de Joinville e manifestou também a alegria a respeito da elevação para Arquidiocese.

“Deus é quem comanda a vida de cada um de nós. Compete a nós dar a resposta certa no devido tempo, quando o Senhor nos pede, tudo no tempo de Deus! É agora o tempo que o Senhor escolheu para que Joinville se tornasse Arquidiocese, sonho esse sonhado há tanto tempo! Sonho do povo e da cidade, pois essa nomeação ajuda a divulgar mais Joinville no cenário nacional. Normalmente uma Arquidiocese não se cria em dois anos, o processo é longo e normalmente demanda muito tempo, por isso nossa gratidão ao Papa e ao Núncio Apostólico por nos acompanhar neste trabalho sinodal, pois queremos trabalhar juntos no crescimento desta nova província”.

Dom Francisco Carlos Bach

Dom Francisco Carlos Bach nasceu em Ponta Grossa, no Paraná, e desde jovem sentiu o desejo de ajudar as pessoas. Inicialmente, pensou em ser médico para aliviar o sofrimento dos outros. Mas, ao receber o convite para entrar no seminário, entendeu que o sacerdócio também seria uma forma de cuidar das pessoas.

Depois de muitos anos de estudo e serviço, foi ordenado bispo em 2005 e já atuou em diversas dioceses no Paraná, incluindo Toledo e São José dos Pinhais. Com sua experiência pastoral, ele agora será o primeiro arcebispo de Joinville.

Dom Odelir José Magri

Dom Odelir José Magri nasceu em Campo Erê, em Santa Catarina. Ordenado padre em 1992, ele é membro dos Missionários Combonianos do Coração de Jesus (MCCJ) e serviu em vários lugares, incluindo o Congo, na África.

Dom Odelir já foi Bispo de Sobral, no Ceará, e desde 2015 estava à frente da Diocese de Chapecó. Além de seu trabalho pastoral, ele tem experiência na formação de novos missionários e já serviu como coordenador de Ação Missionária na CNBB.

O que isso significa para a Igreja em Santa Catarina?

Essa reorganização visa melhorar o trabalho da Igreja na região, facilitando o acompanhamento pastoral das comunidades.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) expressou alegria com a criação das novas arquidioceses e enviou saudações aos novos arcebispos. Essa é uma novidade que promete trazer um novo impulso para a vida da Igreja em Santa Catarina, fortalecendo o serviço e a proximidade com o povo de Deus.

*Fontes: CNBB, Portal A12 e CNBB Sul 4

Notícias

Instagram

Facebook

Veja Também