Centenas de pessoas participam de Vigília Eucarística na Catedral

Na noite dessa quarta-feira, 5 de setembro, centenas de pessoas participaram da Vigília de Oração pelo Brasil e em favor da Vida, na Catedral Metropolitana. O evento, promovido pela Comissão Fé e Política da Arquidiocese de Juiz de Fora, teve o intuito de rezar pelo país tendo em vista a proximidade das eleições e a possibilidade da inclusão, no ordenamento jurídico brasileiro, de leis favoráveis ao aborto.

O momento foi iniciado com Santa Missa, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada por padres diocesanos e religiosos. Diáconos e seminaristas de nossa Igreja Particular também participaram da celebração, que foi transmitida ao vivo pela WebTV A Voz Católica.

Segundo Dom Gil, a Igreja Católica não tem candidatos ou partidos, mas tem o dever de orientar os seus fiéis quanto a questões importantes neste momento de fazer escolhas. “Todos nós, além de sermos cristãos, somos também cidadãos e pessoas de fé. Por isso, a Igreja costuma orientar os princípios que devem reger a mente das pessoas na hora de dar o seu voto. Ela, de fato não tem candidatos, não tem partidos; cada pessoa é livre nesse sentido. Ela apenas orienta os seus filhos católicos segundo a nossa fé”.

O Diácono Waldeci Rodrigues da Silva, integrante da Comissão Fé e Política, conta que o grupo tem como objetivo orientar para o voto consciente. “Hoje nós temos muitos candidatos e cada um com uma proposta. Então é preciso que nós conscientizemos os nossos fiéis para que eles votem naqueles que estejam comprometidos com a vida, que realmente estejam lutando para que tenhamos uma sociedade mais justa, mais humana, mais fraterna”.

Para o Padre Antônio Camilo de Paiva, outro integrante da Comissão, as crises do país – econômica, política, moral e de identidade – pede de nós uma oração. “Deus pode tudo, tudo, tudo. E pela força da oração, nós queremos, com esta vigília, motivar o eleitor a escolher aquele que é menos ruim, a não negar o seu voto. E, ao mesmo tempo, pedir que as bênçãos de Deus venham sobre o nosso país, sobre a família, sobre os desempregados e enfermos. Hoje é um dia que Juiz de Fora clama a misericórdia de Deus para o Brasil”.

Durante a homilia, o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora afirmou que, para Cristo, o poder é serviço. “Os apóstolos, pessoas frágeis e humanas, estavam procurando os primeiros lugares. Jesus chama-lhes a atenção severamente. ‘Aquele que quiser ser o primeiro, seja o último’. Aquele que quiser governar e ocupar um lugar de destaque, seja aquele que serve. Então, para nós, meus irmãos, toda autoridade, todo o poder tem valor enquanto a pessoa tem a disposição de servir. O político deve trabalhar para o bem comum, para que todos tenham os seus direitos e a sua dignidade respeitados”.

Em sinal de unidade, os presentes rezaram a oração do Pai Nosso de mãos dadas. Após a comunhão, no momento da entronização solene da imagem de Nossa Senhora Aparecida, todos entoaram o hino “Viva a Mãe de Deus e nossa” e fizeram uma oração especial à Padroeira do Brasil. Em seguida, foi momento do Santo Terço Meditado e Suplicante pelo Brasil e em favor da Vida.

Um dos pontos altos da vigília foi a adoração ao Santíssimo Sacramento, exposto no altar da Catedral. Houve, ainda, cortejo luminoso ao redor do adro da igreja, conduzido por Dom Gil, que segurava o Ostensório. Na volta, foi distribuído aos fiéis o sal bento e dada a bênção do Santíssimo.

Ao final, os fiéis receberam uma Cartilha de Orientação Política produzida pelo Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), intitulada “Os cristãos e as Eleições 2018”.