Mosteiro da Santa Cruz tem nova Abadessa: Madre Maria de Fátima, OSB

Na manhã do último sábado, 9 de junho, a Madre Maria de Fátima Justiniano da Silva, OSB foi empossada como a terceira Abadessa do Mosteiro da Santa Cruz, em Juiz de Fora. A Bênção Abacial foi conferida pelo arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, em Celebração Eucarística realizada na Capela do mosteiro e acompanhada por centenas de religiosos e leigos.

A Santa Missa foi concelebrada pelo abade presidente da Congregação Beneditina do Brasil, Dom Filipe da Silva, OSB, pelos abades Dom Emanuel d’Able do Amaral, OSB e Dom Luiz Pedro Soares, OSB, por Dom Gregório Paixão, OSB, Dom Joaquín Pertíñez Fernández e pelo Dom Prior Cristiano Collart, OSB, além de dezenas de sacerdotes. Doze madres abadessas e duas madres prioresas também participaram da celebração, assim como as monjas beneditinas do mosteiro local e de outras partes do Brasil.

Após a Liturgia da Palavra, aconteceu o rito de bênção da Abadessa e, em seguida, o interrogatório à religiosa por parte do oficiante, Dom Gil. Depois de reafirmar sua intenção de estar à frente do Mosteiro da Santa Cruz, a Abadessa prostrou-se diante do altar e os presentes entoaram a ladainha de todos os santos.

DSCN8300O arcebispo metropolitano ainda foi o responsável por entregar à Madre Maria de Fátima a Regra de São Bento e colocar-lhe, no dedo anular da mão direita, o anel que é sinal de fidelidade à congregação religiosa. “É um momento de grande alegria para a Arquidiocese de Juiz de Fora. Eu julgo os mosteiros como alicerces da Igreja e a nossa Igreja Particular de Juiz de Fora tem essa grande bênção de Deus de ter um mosteiro tão bom, tão edificante, tão apreciado como o Mosteiro da Santa Cruz, das irmãs beneditinas. Então hoje nós estamos dando essa bênção abacial à nova madre, natural de Juiz de Fora, da Paróquia Santa Rita de Cássia do Bairro Bonfim. Por isso para a cidade é uma bênção dupla: a celebração desta liturgia tão bela quanto é a bênção das abadessas, como também ter essa sua filha na direção desta casa de vida mística, de vida contemplativa”, afirmou Dom Gil.

Segundo o abade presidente da Congregação Beneditina do Brasil, Dom Filipe, OSB, é sempre um momento especial a renovação da posse de uma nova abadessa. “Este mosteiro tem muito a marca da Madre Paula, como a mãe que geriu suas filhas para Deus. E hoje, com a sua partida, assume a Madre Maria de Fátima, que começa agora um tempo novo. Muda a abadessa, muda a forma de governo, mas o essencial permanece, que é justamente o mosteiro como o lugar de oração, de silêncio, de recolhimento, de acolhimento. Ele é, sobretudo para uma diocese, esse pulmão que respira e espalha essa dimensão da oração, de um lugar onde Deus realmente habita”.

Após a Santa Missa, Madre Maria de Fátima recebeu os cumprimentos dos religiosos, amigos, familiares e fiéis presentes. Ela foi escolhida para o cargo em 25 de abril, dia seguinte ao sepultamento da Madre Paula Iglésias.

Clique aqui e confira mais fotos da celebração.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450