“Celebrar o Natal é abrir espaço para Cristo no mundo de hoje”, diz Dom Gil durante Missa do dia 25 de dezembro

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Na manhã da última quarta-feira, 25 de dezembro, o Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu uma das sete missas de Natal realizadas na Catedral Metropolitana. Seguindo a tradição, centenas de fiéis participaram da Eucaristia, na qual foi recordado o nascimento do Menino Deus.

Este acontecimento, que mudou a história da humanidade, foi representado por um casal e uma criança recém-nascida que lembravam a Sagrada Família. O Administrador da Catedral, Padre José de Anchieta Moura Lima, e o Vigário Geral da Arquidiocese, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, concelebraram com Dom Gil. O Diácono Antônio Valentino da Silva Neto também participou da celebração.

Em entrevista, o Arcebispo Metropolitano explicou o verdadeiro sentido da data. “Cada ano que celebramos o Natal nós retomamos a nossa responsabilidade de criar um mundo novo, de paz, de justiça, de fraternidade. A lei de Cristo é a lei do amor; o mundo há de aprender a amar. Cada vez que celebramos o Natal nós recordamos esta nossa missão: Jesus nasce outra vez se nós estivermos dispostos a prosseguir com a Sua mensagem, com a Sua obra. Celebrar o Natal, portanto, é abrir espaço para Cristo no mundo de hoje.”

Durante a homilia, Dom Gil, ao comentar o Evangelho do dia, ressaltou que São João narra o nascimento de Jesus de uma forma um pouco diferente dos demais, refletindo sobre a data, e não descrevendo-a. Além disso, o pastor deu destaque a duas palavras utilizadas pelo evangelista. “O primeiro termo que São João usa para definir o Natal é ‘o verbo’, ou seja, a palavra. Quando ele diz que a ‘palavra se fez carne’, quer refletir sobre a atitude de Deus Pai de mandar o Seu Filho, o Espírito perfeitíssimo, e se tornar, então, um ser humano, nascido de uma mulher. No corpo de Maria, Deus se fez pessoa. O verbo que São João fala é justamente a palavra eterna de Deus que se tornou uma pessoa humana, Jesus Cristo. O segundo termo que São João usa para refletir neste Dia do Natal é luz. A luz brilhou nas trevas, as trevas não puderam vencer”, afirmou.

Clique aqui e confira as fotos da Celebração das 10h, na Catedral.

Veja Também