Localizada no Centro de Juiz de Fora, a Igreja São Sebastião realizará Missas Inclusivas, visando melhorar a participação de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir deste domingo (12). As celebrações acontecem sempre no horário das 9h.
A iniciativa foi pensada por uma mãe que frequenta a comunidade. Ela procurou o padre responsável pela igreja São Sebastião, Padre Wieslaw Kaminski, SVD, propôs a ideia e ele prontamente aceitou. Segundo o sacerdote, única diferença estará na postura dos fiéis em relação às pessoas com espectro autista ou deficientes que estarão na Missa. “Por exemplo, elas podem andar, falar alto, ou até se mostrar agressivas. É importante entender que elas são assim, ter paciência, compreensão e não reclamar que alguém atrapalha ou não tem respeito com a Missa”, explicou ele.

O sacerdote frisou que inclusão e o respeito das pessoas com TEA são atitudes genuinamente cristãs. “Com isso queremos expressar toda a nossa característica de cristãos, comprometidos com os valores do Reino de Deus, criando dentro de nós esta atitude de solidariedade com estas pessoas, para que elas se sintam como pessoas normais, assim como cada um de nós”.
Divulgada a iniciativa nas redes sociais da comunidade, muitos foram os comentários positivos, inclusive de mulheres agradecendo. “Gratidão pela nossa comunidade acolher as famílias típicas. Incluir é abraçar as diferenças, conviver com elas e aceitá-las por inteiro”, disse Marta Rossini no post do Instagram da Igreja São Sebastião.
A Igreja São Sebastião fica na Praça Hermenegildo Vilaça, s/nº – Centro.