Celebração na Paróquia Bom Pastor marca posse de novo pároco e encerramento do retiro dos Missionários Sinodais

0

Na noite do último domingo (13), Paróquia Bom Pastor recebeu importante celebração, fruto da nova etapa do II Sínodo Arquidiocesano. Na ocasião, Padre João Paulo Teixeira Dias foi empossado Administrador Paroquial local. A Santa Missa de posse também marcou o encerramento do Retiro Espiritual para os Missionários Sinodais, pela primeira vez, realizado de forma virtual.

A Eucaristia foi presidida por Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo Metropolitano, concelebrada por alguns sacerdotes da Arquidiocese, e assistida pelos diáconos Adelmo Resende de Carvalho e Jorge Luís Lopes dos Santos. Também concelebrada pelo Padre Geraldo Martins, da Paróquia de São João Batista, de Viçosa (MG), cidade natal do Padre João Paulo.

Para Dom Gil a celebração foi um momento de graça. “É uma alegria recebê-lo de volta, após três anos em Roma, estudando a meu pedido. Pe. João Paulo tem demonstrado total dedicação as coisas de Jesus. Ele retorna para ser pároco e oficial do Tribunal Eclesiástico de Juiz de Fora. Aqui bem pertinho da cúria, ele terá facilidade de acudir tanto a paróquia, quanto o Tribunal”, explicou ele.

O rito de posse aconteceu após a proclamação do Evangelho. Padre João Paulo fez, diante de Dom Gil, a renovação de suas promessas sacerdotais, a profissão de fé e o juramento de fidelidade. Logo após, recebeu das mãos do Arcebispo o livro de tombo, as chaves da Matriz e do Sacrário, a Palavra de Deus, a estola roxa e os Santos Óleos.

Na sequência, a homilia foi centrada na infinita misericórdia de Deus. “A Igreja conservou, de forma segura e muito cuidadosa, essa doutrina de Jesus, propondo muitas ocasiões de perdão.” Ele destacou o sacramento da penitência, dado pelos sacerdotes.  

Falou também das práticas de confiança que são realizadas. “Por quatro vezes celebramos, na missa, a nossa confiança na misericórdia. No ato penitencial, no Pai Nosso, na oração Cordeiro de Deus e na saudação da paz (abraços da paz). Depois disso, aproximamo-nos confiantes para recebermos em nossas mãos e leva-Lo ao santuário do nosso coração”.

Nova fase do II Sínodo Arquidiocesano

Durante a celebração, mais uma vez, Dom Gil explicou as transferências e as celebrações on-line, como o retiro dos missionais sinodais, fazem parte de uma nova etapa do II Sínodo. “Por causa da pandemia tivemos que reestruturar, reinventar muita coisa. Em estamos recomeçando o II Sínodo. São 22 novas posses, isso também é renovação do sínodo.”

Ao final da Santa Missa ele chamou os Padres Everaldo José Sales Borges e Padre Vanderlei Santos de Sousa, CSsR., respectivamente, Coordenador Comissão do II Sínodo e Secretário, para falarem sobre a experiência do Retiro Espiritual Sinodal. “Essa é uma primeira experiência, que avalio como muito positiva. Nós estamos dando passos muito significativos. Passos que não tem volta, em direção de nos encontrarmos com as pessoas mesmo na distância física”, comentou Padre Everaldo.

Em entrevista, o coordenador e Secretário-Executivo de Pastoral da Arquidiocese, contou que os missionários sinodais se esforçaram para participar, inclusive alguns que não sabiam usar os novos meios de comunicação.

Sobre os próximos passos, foi dito que seguiram a proposta apresentada durante a semana do retiro, encontros on-line para avaliações, apresentação de propostas e fortalecimento da espiritualidade. Uma novidade é o início de um programa na Rádio Catedral para informar e animar o povo de Deus sobre o assunto.  Chamado “Em dia com o II Sínodo”, o quadro de entrevistas estreia nesta quarta-feira, às 14h40. O programa da Rádio Catedral acontecerá sempre as quartas e domingos.

Em sua fala, Padre Vanderlei lembrou que o tempo da pandemia evidenciou que o evangelho não tem fronteiras, e que devemos usar todos os meios disponíveis para anunciá-lo. “A proposta do sínodo é anunciar pelas ruas e sobre os telhados, mas isso não acontece apenas com a equipe e com o Bispo. É todo o povo de Deus que está envolvido nessa grande missão da unidade arquidiocesana, trazendo para o dia a dia a força do evangelho.

Dentro de alguns dias, os vídeos do Retiro Espiritual estarão disponíveis nas redes sociais da Arquidiocese.

Alegria de Posse

Oficialmente empossado, o novo pároco agradeceu o carinho e a acolhida de todos. Em discurso emocionado, ele falou da gratidão pelas comunidades onde passou, inclusive a Paróquia São Miguel e Almas que enviou representantes para participar da cerimônia de posse, e todos que conheceu.

Com muito ardor e esperança, Padre João Paulo expressou sua satisfação com seu novo desafio e pontuou suas expectativas. “Ao assumiu a nova missão, quero manifestar o meu desejo de seguir os passos do Cristo, o Bom Pastor. Ser humildemente um pastor que ama o rebanho que lhe foi confiado e que espera conhecer cada uma de suas ovelhas e amá-las.

Ao final da celebração, Padre João Paulo foi homenageado pela comunidade e todos receberam um kit-festa, já que não é possível realizar confraternizações. Também foram feitos agradecimentos especiais ao padre Rafael Neves, que conduziu a administração da paróquia nos últimos anos.

É possível conferir a celebração pelas redes sociais da Web TV A Voz Católica.

 

Conteúdo Relacionado
X