Celebração na Catedral marca dia da Bíblia e de São Vicente de Paulo

0

No último dia 27 de setembro foi celebrada, na Catedral Metropolitana, a Missa do 26º Domingo do Tempo Comum. A Eucaristia foi marcada por reunir a celebração do domingo dedicado à Bíblia, à memória de São Vicente de Paulo e ao Dia Nacional dos Vicentinos. Foi presidida por Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, concelebrada pelo Padre José de Anchieta Moura Lima, Administrador Paroquial da Catedral, e pelo Padre Luiz Duque Lima e assistida por Diáconos Permanentes, entre eles o Diácono Jorge Luis Lopes dos Santos, Assessor Espiritual do Conselho Metropolitano de Juiz de Fora (CMJF) da Sociedade de são Vicente de Paulo (SSVP).

Logo no início da celebração, Dom Gil acolheu a todos, em especial aos Vicentinos que atuam em Juiz de Fora e que estiveram presentes na Catedral, e falou da sua satisfação com as comemorações do dia. “Coincidiu o lema do mês da Bíblia, ‘Abre tua mão para o teu irmão’ (Dt 15,11), com o dia de São Vicente, que é o dia da Caridade.”

Na homilia, o Arcebispo reafirmou a providência de Deus ao apontar as leituras como auxílio para entender as comemorações. Ele destacou a importância da humildade e confiança na misericórdia, assim como São Vicente possuía, e falou também sobre a Palavra de Deus e da necessidade de colocá-la em prática. “A Bíblia nos ensina a amar a Deus e ao próximo. São Vicente encarnou na sua vida o amor ao próximo de uma forma bastante evidente e até extraordinária. Foi um grande padre da caridade. Amar só de coração é muito pouco. A gente tem que amar com as mãos. Por isso, o livro de Deuteronômio diz: ‘Abre a tua mão ao teu irmão’. Esse é o lema do mês da Bíblia deste ano. Houve muita relação, providência de Deus, do tema do mês e o dia de São Vicente.”

Dom Gil ainda explicou que a escolha de setembro como mês da Bíblia se deve a São Jerônimo, celebrado no próximo dia 30.  “Ele foi um grande tradutor da língua original da Bíblia para o latim, língua da época. Esse dia da Bíblia, celebrado no último domingo do mês, é muito importante para todos nós”. Na ocasião, ele anunciou que, na próxima quarta-feira (30), a Arquidiocese realizará uma live sobre o livro de Deuteronômio, que será explicado por dois professores.

Ao final da celebração, Padre Anchieta agradeceu a presença dos que representaram tantas conferências e saudou com palmas o trabalho dos Vicentinos. Na sequência, confrades e consórcias foram convidados a se apresentarem no altar para cantar o hino de São Vicente e receberem a bênção.

*Colaboração: Elias Arruda e Monalisa Lima

Conteúdo Relacionado
X