Celebração marca o encerramento do retiro dos candidatos ao diaconato permanente

0

Na manhã do último domingo (7) uma missa na Capela do Seminário Santo Antônio marcou o encerramento do retiro dos candidatos ao diaconato permanente. Ao todo 25 homens estiveram reunidos neste final de semana neste momento de desenvolvimento espiritual. Eles se preparam há quase quatro anos para a ordenação diaconal na Escola Diaconal Santo Estevão.

O arcebispo, Dom Gil Antônio Moreira, esteve presente todos os dias e presidiu a missa de encerramento, juntamente com Monsenhor Luiz Carlos de Paula, diretor da escola. Em entrevista ele frisou a importância de tal etapa da preparação diaconal, “o momento do retiro é de suma importância, sobretudo para os ministros sagrados, ordenados, estar diante de deus alguns dias, meditando, rezando, aprofundando na fé, e de suma importância para esse trabalho”.

Na homilia o pastor explicou um pouco da postura dos servos, através da liturgia, do convite de Jesus faz: primeiro Ele pede oração; Jesus não esconde os problemas daqueles que vão ser enviados; recomenda o desapego e que sejam portadores da paz. Segundo ele, as leituras “ajudam muito, sobretudo, a começar um novo jeito de serviço, de dedicação, de consagração. A entender o amor, a importância e o que é que Jesus espera de quem se propõe a ser seu discípulo nessa caminhada”, finalizando sua explanação.

Segundo Monsenhor Luiz Carlos, todos estão muito satisfeitos. “O retiro foi pregado pelo padre Gerado Dondici e a avaliação que foi feita foi muito positiva. Foi um momento forte de espiritualidade, de intimidade com Deus, para que eles possam assim estarem preparado para os ministérios de leitorato e acolhitato que eles receberão no próximo mês”.

Ao final da celebração os candidatos tiveram a oportunidade de partilhar um pouco do que vivenciaram durante estes quase três dias. Dentre os pontos lembrados, destacaram a condução do Padre Dondici, os ensinamentos aprendidos e a presença do arcebispo.

Os candidatos se preparam para receber os ministérios de leitor e acolhito. A celebração acontecerá no dia 10 de agosto, na Catedral Metropolitana.

Conteúdo Relacionado
X