Celebração Eucarística marca posse do novo Diretor Geral do Colégio dos Jesuítas

0

Uma bela Celebração Eucarística na Capela Santo Inácio marcou a posse do novo Diretor Geral do Colégio dos Jesuítas, Professor Edelves Rosa Luna. Em sintonia com as orientações dos órgãos de saúde e da Arquidiocese de Juiz de Fora, o momento reuniu, na manhã do último sábado (25), o Provincial dos Jesuítas do Brasil, Padre Mieczyslaw Smyda, SJ (que presidiu a Celebração), o Diretor-Presidente da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE), Irmão Raimundo Barros, SJ, a Equipe Diretiva do Colégio, o Orientador Espiritual da instituição, Padre Gerardo Cabada, SJ, e uma reduzida equipe de apoio. Com atenção e cuidado, antes da cerimônia, cada participante recebeu do Colégio um kit com álcool em gel e máscara.

O Provincial desejou ao Professor Edelves que a missão como Diretor Geral seja ocasião, acima de tudo, para usar os seus talentos e dons para liderar e para incentivar. “E que cresça com ânimo, preparando os estudantes para a vida”, apontou Padre Smyda, que também agradeceu pelo serviço de Padre Mário na instituição. O Provincial destacou ainda a importância de Professor Edelves e Padre Mário poderem ajudar-se mutuamente, como companheiros na missão. “Que Deus nos dê muita força e muita paz neste caminho”, reforçou o jesuíta.

Na parte final da Celebração Eucarística, Irmão Raimundo leu o documento do Provincial dos Jesuítas do Brasil que nomeou o novo Diretor Geral. De maneira remota, utilizando uma plataforma digital, alguns convidados participaram do momento. Além disso, estudantes, suas famílias e os educadores foram convidados a dedicar, de suas casas, parte do seu dia a um Momento de Oração e Ação de Graças pelas novas missões que estão sendo iniciadas nos colégios da RJE em Minas Gerais.

Gratidão e entusiasmo diante da nova missão

Com experiência no Apostolado Educativo da Companhia de Jesus, o novo Diretor Geral do Colégio dos Jesuítas trabalhou como professor e gestor no Colégio Loyola (RJE, em Belo Horizonte), como professor da Rede Pública Estadual de Ensino e como Secretário de Estado Adjunto de Educação de Minas Gerais. O educador também cursou o Mestrado Profissional em Gestão Escolar, desenvolvido em parceria pela RJE e a UNISINOS – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, instituição jesuíta com sede em São Leopoldo (RS).

Professor Edelves partilhou sua gratidão diante do convite para esta missão em Juiz de Fora e a sua alegria em fazer parte desta comunidade educativa. “Manifesto minha profunda alegria em retornar às fileiras educativas da Companhia de Jesus, servindo no Colégio dos Jesuítas. Favorecer a continuidade de uma educação que permita que o nosso centro de aprendizagem seja referência para toda a comunidade de Juiz de Fora e aprofundar o sentido de ser de um Colégio da Companhia de Jesus nos norteará nas ações cotidianas, testemunhando a tradição e inovação próprias dos colégios jesuítas. Conto com orações, apoio e ações dos nossos estudantes, seus familiares e toda a nossa comunidade educativa”, destacou o educador.

Avaliação e boas lembranças de nossa comunidade

Após dedicar-se à missão educativa como Diretor Geral do Colégio dos Jesuítas, Padre Mário Sündermann, SJ, assumirá a Direção Geral do Colégio Loyola (BH). À frente do Colégio desde março de 2018, o jesuíta contribuiu significativamente para o aprimoramento das aprendizagens. Em sua gestão, foram realizados investimentos em projetos nos âmbitos acadêmico e administrativo, incluindo a reformulação de espaços e a qualificação de processos, entre outras ações de inovação e renovação, desenvolvidas com base no Projeto Educativo Comum da Rede Jesuíta de Educação (PEC RJE).

O jesuíta avalia positivamente o trabalho desenvolvido em Juiz de Fora e guarda boas lembranças da comunidade educativa. “Agradeço a Deus por todos os dons recebidos e ofertados, por tudo o que Ele me permitiu experimentar, vivenciar, aprender e construir nesse tempo como Diretor Geral do Colégio dos Jesuítas”, ressalta Padre Mário, que, na Celebração, estendeu seus agradecimentos, de modo especial, a cada educador, aos estudantes e seus familiares bem como aos companheiros jesuítas com os quais interagiu para sonhar, projetar e efetivar na instituição ações que o PEC, em sintonia com a Província do Brasil e a RJE, indica para transformar os colégios em Centros de Aprendizagem. Na ocasião, Padre Mário também desejou êxito, consolações, discernimento e sucesso ao professor Edelves, na missão recebida da Companhia de Jesus.

*Fonte: Site do Colégio dos Jesuítas 

Conteúdo Relacionado
X