Celebração Eucarística marca posse do novo Diretor Geral do Colégio dos Jesuítas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Uma bela Celebração Eucarística na Capela Santo Inácio marcou a posse do novo Diretor Geral do Colégio dos Jesuítas, Professor Edelves Rosa Luna. Em sintonia com as orientações dos órgãos de saúde e da Arquidiocese de Juiz de Fora, o momento reuniu, na manhã do último sábado (25), o Provincial dos Jesuítas do Brasil, Padre Mieczyslaw Smyda, SJ (que presidiu a Celebração), o Diretor-Presidente da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE), Irmão Raimundo Barros, SJ, a Equipe Diretiva do Colégio, o Orientador Espiritual da instituição, Padre Gerardo Cabada, SJ, e uma reduzida equipe de apoio. Com atenção e cuidado, antes da cerimônia, cada participante recebeu do Colégio um kit com álcool em gel e máscara.

O Provincial desejou ao Professor Edelves que a missão como Diretor Geral seja ocasião, acima de tudo, para usar os seus talentos e dons para liderar e para incentivar. “E que cresça com ânimo, preparando os estudantes para a vida”, apontou Padre Smyda, que também agradeceu pelo serviço de Padre Mário na instituição. O Provincial destacou ainda a importância de Professor Edelves e Padre Mário poderem ajudar-se mutuamente, como companheiros na missão. “Que Deus nos dê muita força e muita paz neste caminho”, reforçou o jesuíta.

Na parte final da Celebração Eucarística, Irmão Raimundo leu o documento do Provincial dos Jesuítas do Brasil que nomeou o novo Diretor Geral. De maneira remota, utilizando uma plataforma digital, alguns convidados participaram do momento. Além disso, estudantes, suas famílias e os educadores foram convidados a dedicar, de suas casas, parte do seu dia a um Momento de Oração e Ação de Graças pelas novas missões que estão sendo iniciadas nos colégios da RJE em Minas Gerais.

Gratidão e entusiasmo diante da nova missão

Com experiência no Apostolado Educativo da Companhia de Jesus, o novo Diretor Geral do Colégio dos Jesuítas trabalhou como professor e gestor no Colégio Loyola (RJE, em Belo Horizonte), como professor da Rede Pública Estadual de Ensino e como Secretário de Estado Adjunto de Educação de Minas Gerais. O educador também cursou o Mestrado Profissional em Gestão Escolar, desenvolvido em parceria pela RJE e a UNISINOS – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, instituição jesuíta com sede em São Leopoldo (RS).

Professor Edelves partilhou sua gratidão diante do convite para esta missão em Juiz de Fora e a sua alegria em fazer parte desta comunidade educativa. “Manifesto minha profunda alegria em retornar às fileiras educativas da Companhia de Jesus, servindo no Colégio dos Jesuítas. Favorecer a continuidade de uma educação que permita que o nosso centro de aprendizagem seja referência para toda a comunidade de Juiz de Fora e aprofundar o sentido de ser de um Colégio da Companhia de Jesus nos norteará nas ações cotidianas, testemunhando a tradição e inovação próprias dos colégios jesuítas. Conto com orações, apoio e ações dos nossos estudantes, seus familiares e toda a nossa comunidade educativa”, destacou o educador.

Avaliação e boas lembranças de nossa comunidade

Após dedicar-se à missão educativa como Diretor Geral do Colégio dos Jesuítas, Padre Mário Sündermann, SJ, assumirá a Direção Geral do Colégio Loyola (BH). À frente do Colégio desde março de 2018, o jesuíta contribuiu significativamente para o aprimoramento das aprendizagens. Em sua gestão, foram realizados investimentos em projetos nos âmbitos acadêmico e administrativo, incluindo a reformulação de espaços e a qualificação de processos, entre outras ações de inovação e renovação, desenvolvidas com base no Projeto Educativo Comum da Rede Jesuíta de Educação (PEC RJE).

O jesuíta avalia positivamente o trabalho desenvolvido em Juiz de Fora e guarda boas lembranças da comunidade educativa. “Agradeço a Deus por todos os dons recebidos e ofertados, por tudo o que Ele me permitiu experimentar, vivenciar, aprender e construir nesse tempo como Diretor Geral do Colégio dos Jesuítas”, ressalta Padre Mário, que, na Celebração, estendeu seus agradecimentos, de modo especial, a cada educador, aos estudantes e seus familiares bem como aos companheiros jesuítas com os quais interagiu para sonhar, projetar e efetivar na instituição ações que o PEC, em sintonia com a Província do Brasil e a RJE, indica para transformar os colégios em Centros de Aprendizagem. Na ocasião, Padre Mário também desejou êxito, consolações, discernimento e sucesso ao professor Edelves, na missão recebida da Companhia de Jesus.

*Fonte: Site do Colégio dos Jesuítas 

Veja Também