Celebração do Domingo de Ramos na Catedral abre a semana mais importante do ano

A Semana Santa foi iniciada no dia de ontem, 2 de abril, com as celebrações do Domingo de Ramos. No Centro de Juiz de Fora, centenas de fiéis puderam acompanhar a Benção dos Ramos, na Igreja São Sebastião, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, e, em procissão, seguiram rumo à Catedral para a continuidade da Solene Eucaristia.

Balançando os ramos e cantando, idosos, crianças e adultos de diversas idades foram demonstrando sua fé no Cristo Jesus. O estudante Guilherme de Oliveira contou que chama sua atenção a beleza deste momento. Pra mim hoje é um dia muito especial, porque acho muito bonita essa procissão que a gente faz; todo mundo cantando junto, mostra essa união, essa força, que é cada um fazendo o seu sacrifício.”

Assim como ele, Bruna Matos comentou que todos anos participa das celebrações da Semana Santa e, mesmo este ano estando em outra cidade, fez questão de estar em uma Igreja. “Não podia deixar de vir aqui. Essa Missa é celebração da fé para mim. Eu sempre venho independentemente de onde eu esteja”.

Já na Catedral, o Evangelho trouxe a narrativa detalhada da injustiça sofrida por Cristo, que culminou na expiação de todos os pecados da humanidade. Assim, durante a homilia, Dom Gil explicou a realidade de forma direta. “Cristo não morreu apenas por uma perseguição política, Ele se entregou à morte derramou seu sangue, se fez nada, por todos. Para que nós nos tornássemos tudo diante de Deus. Nós que merecíamos morrer e ele morreu em nosso lugar”.

Inaugurando a Semana Maior, também chamada desta forma, por ser a semana mais importante do ano, o Domingo de Ramos já antecipa, de alguma maneira, a festa da Ressureição. “É Jesus que se apresenta como rei, não rei terreno, mas rei do céu, dos nossos corações. Aquele que é capaz de vencer todos os problemas, até a morte, para nos libertar do pecado, da morte, para vier eternamente com ele”, esclareceu o Arcebispo.

Assim sendo, o Pastor Arquidiocesano convidou todos os católicos de Juiz de Fora para viver intensamente a Semana Santa. “Participando dos atos com piedade, fazendo sua confissão sacramental – se ainda não fizeram –, recebendo a santa Comunhão com todo coração”, orientou ele.

Mais fotos desta celebração, você confere em nossa galeria.

Veja Também