CELAM: Caminhemos unidos pela paz no mundo

Diante dos conflitos internacionais que estão fazendo sofrer tantas pessoas, a presidência do CELAM (Conselho Episcopal Latino-americano e do Caribe) enviou uma mensagem a todo o povo de Deus, pedindo que se juntem ao Papa em oração pela paz no mundo.

O Conselho recorda o pedido do Papa, que convida “as partes envolvidas a priorizar o caminho do diálogo, a resolução pacífica das disputas e o respeito irrestrito ao direito internacional”.

O CELAM convidou também a todas as conferências episcopais a criar momentos de oração, pedindo que haja diálogo entre os principais lideres envolvidos, pois somente desta forma será possível a paz.

Leia na integra a carta:

Caríssimos irmãos e irmãs:

Em unidade com o Papa Francisco, somamos nossas orações pela Paz no Mundo, pelo fim dos conflitos que fazem sofrer famílias e povos inteiros e, em particular, pela grave tensão que se vive atualmente entre vários países: a guerra só traz morte e destruição. Neste contexto é oportuno recordar o que o Papa Pio XII disse: “o perigo é iminente, mas ainda há tempo. Nada se perde com a paz; tudo se perde com a guerra”.

É por isso que nos juntamos ao apelo do Papa Francisco convidando todas as partes envolvidas a priorizar o caminho do diálogo, a resolução pacífica das disputas e o respeito irrestrito ao direito internacional.

Unimo-nos em oração com o Papa e rejeitamos todas as formas de violência e fratura social e apelamos às grandes nações do mundo, especialmente aos seus líderes, ao respeito mútuo, à concórdia e à boa compreensão, para que não poupem esforços para evitar um cenário de maior tensão.

Caminhemos e rezemos juntos para que nunca mais na nossa história tenhamos de nos envergonhar da forma como um ser humano eliminou o outro porque não foi capaz de dialogar e encontrar consenso para caminhar juntos.

Neste tempo de Epifania, quando recordamos a manifestação de Jesus como Salvador de todos os homens, convidamos as Conferências Episcopais da América Latina e do Caribe e as Conferências Episcopais do mundo, unidas ao Santo Padre, a realizar dias de oração pela Paz.

Que Maria, nossa Mãe, Rainha da Paz, nos conceda este presente.

A Presidência do CELAM

Fonte: Site Vatican News