Cazaquistão acolhe Papa Francisco

Monumento de Bayterek,em Nur-Sultan, capital do Cazaquistão /Foto: Pixabay
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

O Papa Francisco chegou ao Cazaquistão. O avião que transportava o Pontífice pousou no aeroporto de Nur-Sultan, capital do país às 13h20, hora de Roma. Na acolhida oficial, o Pontífice teve um breve encontro com o Presidente da República Kassym-Jomart Tokayev, a quem fará uma visita de cortesia no Palácio Presidencial, imediatamente após a cerimônia de boas-vindas. Em seguida, no Salão de Concertos Qazaq, Francisco se encontrará com as autoridades do país, a sociedade civil e o corpo diplomático.

Serão três dias em Nur-Sultan, no coração da Ásia, para participar do Congresso dos Líderes das religiões mundiais e tradicionais. Uma oportunidade, como disse no Angelus de domingo passado, para dialogarmos como irmãos, animados pelo desejo comum de paz, de que o nosso mundo tem sede. A decolagem de Roma-Fiumicino foi às 7h36. Aos jornalistas da comitiva os votos de um bom trabalho.

Uma pomba, um ramo de oliveira, as mãos dos “mensageiros da paz e da unidade” unidas. No logotipo e no lema as palavras-chave da 38ª Viagem Apostólica do Papa Francisco, que começou na manhã desta terça-feira, 13, e que o verá até 15 de setembro na Ásia Central, Cazaquistão, uma antiga República Soviética ao longo da antiga Rota da Seda, espremida entre a China e a Rússia, encruzilhada de diferentes culturas, credos e grupos étnicos. A ocasião é a participação no VII Congresso dos Líderes das Religiões Mundiais e Tradicionais, para reafirmar a contribuição positiva das fés para a harmonia entre os povos. Mas o Pontífice também vai para encontrar, animar e renovar na fé a pequena comunidade católica local, menos de 1% dos 19 milhões de habitantes, mas apreciada, num contexto religioso-cultural muito diversificado.

A partida e os primeiros compromissos

Por volta das 6h30, o Papa se transferiu de carro da Casa Santa Marta para o aeroporto de Roma-Fiumicino, onde embarcou em um Airbus A330 da ITA Airways. O avião decolou às 7h36, com destino a Nur-Sultan, a futurista capital cazaque conhecida até março de 2019 como Astana, com destino ao aeroporto internacional.

O telegrama ao Presidente Mattarella

Mais de seis horas de vôo, durante as quais o Airbus sobrevoou a Itália, Croácia, Bósnia-Herzegovina, Sérvia, Montenegro, Bulgária, Turquia, Geórgia e Azerbaijão. Ao deixar a Itália, o Papa enviou seu habitual telegrama ao Presidente da República, Sergio Mattarella, no qual dirigiu suas “cordiais saudações” ao Chefe de Estado e a todos os italianos, “com votos de serenidade e concordância unidos a uma oração a Deus pelo bem e progresso de toda a nação”.

Como em toda viagem, o Papa Francisco acolheu os cerca de 80 jornalistas que o acompanham na viagem: “Bom dia, muito obrigado por sua presença e por sua ajuda nesta viagem”, disse ele. “Desejo-lhes uma boa viagem e um bom trabalho! Falaremos no nosso retorno, obrigado e tenham um bom dia”. O Papa então fez seu giro habitual para saudar cada um dos jornalistas e operadores de câmera presentes no avião, apesar de alguém lhe ter feito notar que isto comporta uma tensão no joelho direito que lhe causou vários problemas nos últimos meses. O Papa respondeu em tom de brincadeira, dizendo que queria fazer este “sacrifício”.

O desejo de viajar para a China

Francisco respondeu então a uma pergunta do jornalista correspondente de La Croix que pediu a confirmação de um possível encontro nos próximos dias com o presidente chinês Xi Jinping. O líder asiático está em visita de Estado ao Cazaquistão e Uzbequistão e amanhã, quarta-feira 14 de setembro, ele estará em Nur-Sultan para se encontrar com o Presidente Tokayev.

O Papa Francisco disse que não tinha notícias sobre a viagem do Presidente Xi, mas reiterou que ele está sempre pronto para ir à China. Um desejo já expresso em muitas ocasiões, particularmente nas viagens apostólicas à Coréia do Sul (2015), Estados Unidos (2015), Japão (2019), quando, nas coletivas de imprensa do voo de retorno, interpelado por jornalistas sobre o assunto, Francisco sempre declarou seu carinho pelo povo chinês e sua estima por sua herança histórica e cultural, e assegurou que está pronto para partir “até mesmo amanhã!” para Pequim.

Discurso

Em seu primeiro discurso, o Pontífice reiterou que se encontra nesta “terra tão extensa como antiga, como peregrino de paz à procura de diálogo e de unidade. Disto, tem urgente necessidade o nosso mundo: precisa voltar a encontrar harmonia”.

Segundo o Papa, esta harmonia podemos vê-la representada na dombra, um instrumento musical, tradicional e caraterístico do Cazaquistão, “um emblema cultural e um dos símbolos mais importantes” do país, “a ponto de lhe ter sido dedicado, recentemente, um dia específico”. A dombra, cuja algumas versões eram tocadas já na época medieval, foi o elemento que norteou o discurso de Francisco.

Fonte: Site Vatican News

Veja Também