Respondendo aos apelos do Santo Padre, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, convoca toda a Arquidiocese de Juiz de Fora para um dia de jejum e oração pela paz no mundo para esta sexta-feira, dia 20 de outubro.
“Reze, clame, suplique ao Senhor para que cessem os conflitos no Oriente Médio, na Ucrânia e qualquer outro lugar onde haja guerra. Nós somos um povo de paz. Nós queremos paz! Podemos resolver nossos problemas pela via do diálogo, da fraternidade e da paz”, rogou Dom Gil.
No “dia arquidiocesano da Paz”, as celebrações de todas as paróquias da arquidiocese serão oferecidas em intenção pela paz no Oriente Médio e na Ucrânia. A iniciativa se estende até o domingo (22), Dia de São João Paulo II. “Ele foi um semeador da paz. Mostrou que a paz deve ser conquistada, não cai das nuvens, deve ser um compromisso entre as pessoas, entre as nações, entre os governos”, explicou o Pastor Arquidiocesano.
Os domingos não são dias de penitência na Igreja Católica, no entanto, são dias de orações, portanto a proposta é rezar e se inspirar no Papa da Paz.
Apelo do Papa
Francisco segue acompanhando o que está acontecendo em Israel e na Palestina e constantemente fala e reza por eles. O Santo Padre também já manifestou sua preocupação com a possibilidade de ampliação do conflito, enquanto tantas frentes de guerra já estão abertas no mundo.
Nesta quarta-feira, dia 18 de outubro, o Papa convocou um Dia de Oração Mundial pela paz no mundo, que acontecerá no próximo dia 27 de outubro. Iniciativa que contará com mobilização na arquidiocese também.
“Interessemo-nos pelo que está acontecendo, ajudemos os que sofrem e rezemos, porque a oração é a força suave que protege e sustenta o mundo”, disse o Papa, semanas atrás.
Jejum, abstinência e oração
Na sexta-feira todos os católicos da Arquidiocese são convidados a realizar jejum, abstinência e oração oferecendo os mesmos pela intenção da paz. Além disso, são chamados a participar da Santa Missa.
O Arcebispo Metropolitano estará presidindo a Eucaristia, às 19h, na Capela do Seminário Santo Antônio. A celebração também marcará o início do Retiro Anual dos Diáconos Permanentes.