Católicos celebram o mês dedicado a Maria

0
Para os católicos, o Mês de maio é dedicado a Maria. Na Paróquia São José de Bicas/ MG, está sendo realizada uma programação especial em honra a mãe de Jesus.
 
No início do mês a paróquia realizou a Festa em honra a Nossa Senhora de Fátima e foi inaugurada a Casa de oração Santa Teresinha.
 
Em todos os dia de maio estão sendo realizadas coroação e oração do terço na Matriz. Além dessas programações, em todas as sextas feiras deste mês os fiéis podem participar da alvorada mariana. Eles saem da Igreja Matriz com o andor de Nossa Senhora às 6h. Em cada sexta-feira o destino é uma capela da cidade, onde é celebrada uma missa. Essas alvoradas continuarão por todo o mês de junho.
 
Outro evento que está sendo realizado pela comunidade é o tradicional leilão de prendas. Em todos os domingos de maio, esses leilões acontecem após a missa das 19h. Para o dia 31 de maio, sábado, está programada uma missa com coroação na Matriz São José.
 
A Matriz São José fica na Praça São José, 130 – Centro.
 
Mês de Maria
 
Segundo o pároco de Bicas, Pe. Cássio Barbosa de Castro, essa tradição popular no mês de maio é carregada de significados. O sacerdote explica que “neste período na Europa é primavera e florescem as flores mais belas e Maria é a flor mais bela do Carmelo (jardim florido)”. O padre ressalta também que, na Itália o período também é dedicado a Nossa Senhora. E essa tradição espalhou-se pelo mundo inteiro.
 
O sacerdote explica que, no século XV, São Felipineri (Santo da Alegria) criou as coroações. Ele reunia as crianças e fazia altares para que elas pudessem atirar flores e dizia: “Vamos atirar flores na flor mais bela”.
 
Padre Cássio ressalta também os dogmas que Maria recebeu. “Em 431 ela recebeu o dogma de mãe de Deus. Mais tarde outro dogma, o de virgindade perpetua (antes, durante e depois do nascimento de Jesus), e o de Imaculada Conceição. Outro dogma foi decretado pelo Papa Pio XII que foi o assunção em corpo e alma ao céu”.  
 
Segundo Padre Cássio, outro santo que desenvolveu a mariologia, foi Santo Agostinho. Ele dizia que Maria é a flor da terra, o perfume da terra e o vento da terra. Mas a devoção a Maria não fica só nesses santos e padres. Muitos outros representantes da Igreja tinham essa grande devoção a mãe de Jesus.
 
Devoção Maria passa na frente
 
Foi criado um rincão no bairro Ponte Preta da cidade de Santos Dumont/MG que realiza catequese mariana. Com o nome “Maria passa na frente”, essa devoção nasceu na França, na Basílica Sagrado Coração de Jesus.
 
Segundo Padre Cássio, que ministra as catequeses, as reuniões acontecem uma vez por mês e são precedidas por uma missa às 15h.
 
Outras Informações:
 
Paróquia São José (Bicas) – (32) 3271-1240
 
Assessoria de Comunicação Arquidiocese Juiz de Fora – (32) 3229-5450

 

Conteúdo Relacionado
X