Catequistas de Matias Barbosa (MG) fazem reflexão quinzenal de trechos do Novo Testamento

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Os 40 catequistas da Paróquia Nossa Senhora da Conceição do município de Matias Barbosa (MG) iniciaram, no mês de junho, encontros quinzenais para a leitura do Novo Testamento. O compromisso, realizado de forma virtual pela plataforma Google Meet, é acompanhado pelo Pároco, Padre Osmar Santos, que propõe um texto para Leitura Orante da Palavra após a apreciação de um livro da Bíblia.

Depois da análise individual por parte dos leigos e leigas, a partilha da experiência na oração acontece on-line. Padre Osmar, que também é Assessor da Forania Mãe de Deus para Animação Bíblico-Catequética, explica que a maior motivação dos encontros foi a preocupação com os catequistas. “Quero acompanhá-los mesmo à distância para que no fim desta pandemia possamos, fortalecidos, nos encontrar de forma presencial e ir ao encontro dos catequizandos”.

Entre os objetivos ainda estão o de manter os voluntários da Catequese unidos em oração e o de cuidar da espiritualidade e do emocional de cada um. “A experiência tem alimentado nosso sentimento de pertença ao grupo de missionários e membros de uma Igreja inserida e em saída”, afirmou o sacerdote. O grupo já leu o Evangelho segundo São João e o Evangelho segundo Marcos. A próxima etapa será a leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas.

Apesar de ser uma iniciativa da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, as reflexões quinzenais são abertas a outros catequistas que se interessem. Aqueles que quiserem participar devem entrar em contato com a secretaria paroquial, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h. O telefone é o (32) 3273-1338. A intenção é que seja criado um grupo de WhatsApp para o envio do link da videconferência.

Confira, abaixo, os passos da Lectio Divina, indicados por Padre Osmar:

#1 LEITURA

Leia com atenção o trecho da Bíblia. O mais importante é procurar descobrir os detalhes que estão naquela narrativa: quem são os personagens, a situação vivida, qual foi a reação deles àquela Palavra ouvida. Busque entender o contexto. Leia e releia, se for preciso.

#2 MEDITAÇÃO

Após ler com atenção, pense: “O que essa Palavra diz para mim? Em que ela me tocou?”. Este é o momento de você refletir sobre a Palavra, até mesmo ruminar aquele texto. Buscar um sentido novo, colocar-se diante da Palavra como quem seja o destinatário daquela mensagem. É momento de entender que a Palavra de Deus foi escrita para você, de modo pessoal.

#3 ORAÇÃO

Quando você se colocar diante da Palavra, a oração virá naturalmente. A oração é fruto dessa meditação. Aquilo que você pensou na meditação, deve se transformar em súplica, em louvor ao Senhor. É o momento de clamar a Deus para que você dê uma resposta concreta a Ele, com a sua vida, por meio do ensinamento das Escrituras.

É importante que você se sinta livre. Deixe que o Espírito Santo conduza a oração, seja uma súplica, uma intercessão ou um louvor. Não se prenda a orações formuladas ou busque palavras bonitas. É um momento entre você e Deus. Fale o que você sente, deixe Deus te ouvir.

#4 CONTEMPLAÇÃO

Depois que você fala, é momento de ouvir o Senhor. Fique em silêncio, em paz. Ele dará a resposta aos seus questionamentos. Permita que o Espírito Santo de Deus te conduza neste momento de contemplação, sinta a presença d’Ele contigo e permaneça na presença d’Ele.

*Colaboração: Padre Osmar Santos

Veja Também