Catequistas da Paróquia São Miguel e Almas continuam evangelizando pelas redes sociais

Catequistas da paróquia - Foto: Facebook da Catequese

Em tempos de pandemia, tempo em que as pessoas não podem estar reunidas para celebrar a fé, é preciso encontrar meios de permanecer juntos. O apóstolo Paulo, quando estava distante, escrevia cartas para orientar as comunidades cristãs que fundou. Era uma forma de se fazer próximo com os meios disponíveis na época.

Atualmente, temos à disposição meios de comunicação mais ágeis e que possibilitam estarmos reunidos em tempo real através da internet. A situação de distanciamento nos desafia a encontramos novas maneiras de alimentar nossa fé, permanecendo unidos. Portanto, a web e as redes sociais têm sido aliadas para manter as comunidades, grupos, pastorais unidas em oração, na caridade e na escuta da Palavra de Deus nesse momento de isolamento por causa da pandemia.

A Catequese é uma das pastorais da Igreja Católica que tem se reinventado, usando a criatividade dos catequistas para manter a evangelização dos catequizandos. Assim, tem sido na Paróquia São Miguel e Almas, da cidade de Santos Dumont (MG).

Coordenadora da Catequese há mais de 20 anos na paróquia, Cinira Pereira Nunes Hauck, conta que os encontros com as crianças têm sido virtuais e que o desafio da distância é grande.

Em todo processo formativo de uma criança, de um adolescente ou até mesmo de um jovem é muito importante a presença da família e na catequese não é diferente, principalmente nesse momento em que ela acontece em casa. O Catecismo da Igreja diz que “Os pais são os primeiros responsáveis pela educação de seus filhos na fé, na oração e em todas as virtudes” (n.2252).

A coordenadora da catequese, Cinira Hauck, diz ainda que o grupo de Catequistas da Paróquia São Miguel forma também uma grande família, sempre pronta a contribuir na evangelização. ”Atualmente a paróquia conta com 27 catequistas, contando com das comunidades. Trabalhamos com muito carinho, muita união, muita amizade.”

A Catequese tem uma página no Facebook, com o nome “Catequese Paróquia São Miguel e Almas” onde são divulgados conteúdos formativos.

Fonte: Site da Rádio Catedral de JF