Catedral sedia Almoço da Caridade e Assembleia dos Diáconos Permanentes

DSC04331
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Na manhã deste sábado (30), um almoço na Catedral Metropolitana encerrou a Semana da Caridade na Arquidiocese de Juiz de Fora. O evento, que contou com a presença do arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e de diversos padres e diáconos permanentes de nossa Igreja Particular, foi voltado para representantes de pastorais e instituições que promovem a caridade no município de Juiz de Fora e seus assistidos.

Segundo Dom Gil, é a primeira vez que o Almoço da Caridade é realizado, mas a intenção é que seja promovido uma vez por ano, como sinal de toda a caridade que a Igreja Católica faz em Juiz de Fora, na região e no mundo. “Este acolhimento aos pobres é o símbolo da caridade que procuramos praticar o ano inteiro nas várias entidades que temos em favor dos menos favorecidos. Reunimos também pessoas representantes dessas forças organizadas da caridade católica em Juiz de Fora, que foram convidadas a estar aqui hoje ajudando a servir o almoço aos pobres”.

O encontro teve início com a acolhida de cada um dos grupos que representavam entidades e pastorais. Logo após, o arcebispo conduziu uma oração, abençoou os alimentos e assistiu de perto uma apresentação de integrantes da Casa da Criança. Por fim, todos os presentes foram servidos e confraternizaram-se.

I Assembleia Arquidiocesana dos Diáconos

DSC04285A Catedral Metropolitana também sediou, na manhã de sábado (30), a I Assembleia Arquidiocesana dos Diáconos. O encontro, que reuniu grande parte dos 27 diáconos permanentes da Arquidiocese de Juiz de Fora, foi presidido pelo arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, e contou com a participação do novo diretor espiritual do grupo, o Pe. José Cisneiro Seabra Ramos.

Segundo o presidente da Comissão Arquidiocesana dos Diáconos, diácono Willian Dias da Silva, a assembleia foi um momento de avaliação do engajamento do diaconato permanente da Arquidiocese, tanto espiritualmente quanto no âmbito do serviço. “Fizemos uma análise do que foi apresentado no Sínodo, o que de concreto estamos fazendo e propostas para podermos melhorar essas ações. Uma das sugestões de nosso arcebispo é de se fazer um trabalho mais profundo na Diaconia da Esperança, a partir da visitação à família enlutada no período até o sétimo dia após a celebração das Exéquias. Conversamos também sobre a participação de nossas esposas. Nosso intuito é montar uma comissão para a realização de alguns trabalhos paralelos”.

Segundo o diácono Willian, a expectativa é que a Assembleia Arquidiocesana dos Diáconos seja realizada anualmente a partir de agora. Além desse encontro, o diaconato permanente da Arquidiocese de Juiz de Fora ainda se reúne bimestralmente, na Catedral Metropolitana, promove encontros periódicos com as esposas e participa de retiros espirituais.

Clique aqui e confira outros fotos dos eventos deste sábado (30).

Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Veja Também